Alunos da UP têm projeto homenageado na Università di Pisa ?>
Bioprocessos e biotecnologia Elétrica Mecânica

Alunos da UP têm projeto homenageado na Università di Pisa

Durante os dias 18 a 24 de maio, os alunos da Universidade Positivo Leonardo Pedrini e Victor Costa estiveram em Pisa, Itália, para participar do PhD 2017. O evento foi realizado na Università di Pisa, no Cubit, na Università Di Siena e na fábrica Secco.

O PhD é um curso de desenvolvimento empresarial voltado para inovações tecnológicas. Em 2016, o evento foi realizado na UP em conjunto com a Università di Pisa, com a participação de mais de 50 projetos – incluindo o homenageado em maio.

O projeto homenageado é resultado de mais de três anos de estudo conduzido por uma equipe de sete estudantes de Engenharia da UP. Os alunos desenvolveram um reator que utiliza irradiação para acelerar processos químicos a partir da matéria orgânica (lixo, restos de comida, poda de árvores, plásticos, pneus etc.). O reator pode transformar esses resíduos em diversas fontes de energia, como carvão, asfalto, biocombustível, ácido orgânico e gás natural sintético, sendo possível processar até 500 toneladas de lixo por dia. Seu diferencial em relação aos concorrentes é que, nesse reator, o processo leva poucas horas, enquanto os produtos similares levam entre 20 a 30 dias e não conseguem a mesma variedade e flexibilidade de materiais produzidos.

O projeto contou com a ajuda de vários professores ao longo de seu desenvolvimento e possui 12 pesquisas científicas relacionadas a ele. Os professores Glávio Paura e Luciano Carstens fizeram a ponte entre as universidades para a participação da equipe da UP no PhD.

Além do PhD, esse projeto rendeu aos alunos outros prêmios, como o 1º Emerge Day, o Coworking da UP. Os participantes também foram convidados para apresentar no IEP (Instituto de Engenharia do Paraná).

Futuramente, eles buscam amadurecer a parte técnica do projeto e crescer como empresa. “Estamos há três anos buscando dominar a parte técnica para ter certeza no que estamos entregando. Com essas novas conquistas, nós estamos começando a crescer como empresa para nos estruturar futuramente. Ainda não procuramos investidores, pois o nosso conhecimento tem que estar muito bem fomentado para apresentarmos algo passando segurança”, explica Leonardo.

Os integrantes da equipe que desenvolveu o projeto são:

Leonardo Pedrini – 4º ano de Engenharia Mecânica

Lucas Colino – 4º ano de Engenharia Mecânica