Alunos de Engenharia Civil da UP vencem Desafio de Taludes ?>
Civil

Alunos de Engenharia Civil da UP vencem Desafio de Taludes

Aconteceu na última sexta-feira (12) a primeira edição do Desafio de Taludes, projeto desenvolvido pelo grupo PET-UFPR. Os alunos de Engenharia Civil da Universidade Positivo venceram a competição, que contava com 13 equipes. O objetivo da prova era potencializar interesse dos alunos de Graduação na área de Geotecnia por meio de aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula.

O desafio foi construir um modelo reduzido de contenção do tipo terra armada. Esse sistema de contenção consiste na construção de um aterro reforçado com um material resistente à tração para conseguir executar estruturas com taludes verticais. Os modelos foram construídos no local do evento.

Pablo Fernando Sanchez, professor de Engenharia Civil e orientador do projeto, explicou como funcionou o desafio. “Os modelos reduzidos deveriam ser construídos com 40cm de altura e utilizando o papel como elemento resistente à tração. Esse papel era utilizado internamente no aterro e também como o paramento final”, elucida.

A figura abaixo esquematiza como o modelo deveria ser construído:

Desafio-de-Taludes

Todos os modelos deveriam ser construídos no próprio local do evento, com todas as equipes usando o mesmo tipo de solo e com a mesma quantidade de papel disponível.
“As equipes deveriam construir o modelo no menor tempo possível, utilizando a menor quantidade de material e suportando a maior sobrecarga possível”, resume o professor. Essas condições simulam uma obra com cronograma de execução reduzido, com economia de material e suportando um valor elevado de sobrecarga. A equipe vencedora, com nome “Os Taludeiros”, é formada pelos alunos Elesier Tabarini Silva Junior, Juliana Rodrigues Maciel e Reginaldo Rodrigues Andrade. Todos são alunos do 4º ano de Engenharia Civil do período da noite.

Elesier Tabarini diz que a experiência foi enriquecedora. “Pudemos aliar os conceitos teóricos com a prática na construção de um modelo reduzido”, relata.  Juliana Rodrigues Maciel explica que a execução de um talude a partir da técnica utilizada no desafio, não é um tema abordado profundamente na graduação. “Por isso foi de extrema importância o empenho de toda a equipe, visando o aprofundamento do tema para que o objetivo de vencer o desafio fosse alcançado”, fala. O aluno Reginaldo Rodrigues enaltece o desafio. “Tivemos a oportunidade de testar nossos conhecimentos. Nossa equipe se dedicou muito e, desde o começo, acreditávamos que poderíamos estar entre os primeiros”, finaliza.