COMO FAZER UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM? ?>
Estudos

COMO FAZER UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM?

Aprendizagem é o processo pelo qual as competênciashabilidadesconhecimentos, comportamento e  valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudoexperiênciaformaçãoraciocínio e observação.  Sabendo disso, para obter bom desempenho nos estudos, em especial na graduação de Engenharia, além de um programa definido de aprendizagem e utilização de metodologia de estudos , é preciso antes que o aluno esteja envolvido com o Curso, tenha identificação com a carreira escolhida e gosto por desafios!

Organizamos 7 passos para elaboração de um Programa de Aprendizagem:

• ORGANIZE SEUS HORÁRIOS

Faça uma planilha com os seus horários e verifique quais espaços do seu tempo você pode se dedicar aos estudos. Geralmente, reserva- se 2horas diárias para estudar, mas isso não é regra, depende do quanto você está habituado a estudar.

uu

Se precisar, nós do Psicopedagógico podemos ajuda-lo a construir e organizar seus horários de estudos.

• REVEJA SUAS DIFICULDADES

Perceba quais são suas dificuldades na hora de estudar. Geralmente, as
dificuldades envolvem comportamento! Por exemplo: falta de vontade, sono, ‘preguicite’,  cansaço, falta de motivação, distratores – internet, jogos etc. Lembre – se que esses fatores comportamentais são comuns  e geralmente aparecem quando o estudante não tem o hábito de estudar, para resolver isso: AÇÃO!  ( o FAZER irá romper aos poucos essas barreiras. Quando iniciar a estudar comece aos poucos e não pare nas dificuldades, só assim você irá obter melhores resultados).

Além dessas, outras dificuldades podem surgir para que o estudante não consiga se concentrar nos estudos. Por exemplo: dificuldades financeiras, problemas familiares, não gostar da profissão escolhida, problemas pessoais, dificuldades em princípios básicos, ou seja, na disciplina de Cálculo, por exemplo, não consegue obter boas notas por não  se apropriar de fundamentos básicos da matemática.

• ORGANIZE SEU LOCAL DE ESTUDO

Tenha todos os materiais necessários para estudar, um mesa ampla e cadeira confortável, iluminação etc.  Não estude na cama , jamais! E cuidado com os distratores, ouvir música ao estudar, mexer no computador e celular, intercalando os momentos de estudos não é aconselhável.

• FAÇA UMA LISTA DE TÓPICOS QUE VOCÊ PRECISA ESTUDAR

Organize em tópicos os conteúdos a serem estudados. Exemplo:

1.       Expressões Algébricas e Produtos Notáveis
  2.       Equações do 1º e 2º graus
  3.       Funções: Afim, Quadrática
  4.       Domínio, Composição de Funções e Função Inversa
  5.       Exponenciais
  6.       Logarítmos
  7.       Relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos e triângulo qualquer
  8.       Polinômios
  9.       Trigonometria

Comece pelas matérias que você tem melhores resultados, isso te dará motivação e confiança para estudar as disciplinas que não está indo tão bem assim. Lembre-se: Ao organizar seu Programa de estudos, siga a regra – AULA DADA AULA ESTUDADA.

• MANTENHA O HÁBITO

Quando não estamos indo muito bem nas disciplinas é normal pensar em desistir e o desanimar. Isso é comum! Porém quando temos um sonho e um objetivo de vida bem definido isso não é empecilho para continuar. Quando estiver com alguma dificuldade, cuidado! Caso não consigo solucionar sua dificuldade, procure um apoio ( nós do Psicopedagógico podemos intervir neste caso). NÃO PULE ETAPAS – todo o processo de aprendizagem leva um tempo para ser constituído, alguns aprendem de maneira mais rápida outros com algumas dificuldades… Mas todos nós somos ‘aprendentes’!

• FAÇA UMA PROVA INDIVIDUAL

Construir uma prova/simulado é uma das estratégias mais eficientes para aprendizagem.  Um exemplo:

Estamos no 3º Bimestre e precisamos estudar para as disciplinas de Cálculo, Física e GAAL, organize em folhas de sulfite 2 questões divididas por tópicos/conteúdos de cada disciplina, faça como um prova bimestral, utilize 100minutos ( geralmente o tempo adotado) para cada prova, não verifique as respostas antes de você resolver toda as alternativas, ao final você irá saber onde falhou e o que pode ser melhorado, além de se preparar ‘emocionalmente’ para uma prova ( esta estratégia elimina medos, brancos, ansiedade…)

• PARTICIPE DE TODAS AS POSSIBILIDADES QUE A UP OFERCE

Participe das monitorias para APRENDER – Muitas vezes o aluno não sabe nem por onde começar em um determinado exercício, para isso temos as monitorias ao longo da semana. Participe!

Participe dos Grupos de estudos para ESTUDAR – Ou seja, os Grupos servem para otimizar aquilo que já foi aprendido e compreendido. Reúna seus amigos e construa um círculo de estudos.

Atendimento Psicopedagógico

psicopedagógica@universidadepositivo.com.br