Equipe de Foguetemodelismo da UP destaca-se em competição ?>
Mecânica

Equipe de Foguetemodelismo da UP destaca-se em competição

Alunos de Engenharia recebem prêmios no 4º Campeonato Brasileiro de Minifoguetes

O Grupo de Estudos em Aerodinâmica de Veículos Autopropelidos dos cursos de Engenharia da Universidade Positivo (GREAVE) – conhecido como equipe de Foguetemodelismo da UP – conquistou bons resultados no 4º Campeonato Brasileiro de Minifoguetes, realizado de 29 de abril a 1º de maio. Foram quatro premiações: dois primeiros lugares, um segundo lugar e um terceiro lugar. Além dos prêmios, o grupo alcançou recorde brasileiro.

O 4º Campeonato Brasileiro de Minifoguetes contou com sete categorias, nas quais foguetes foram propelidos de 50 a 1.000m de altura. Participaram 38 equipes de 26 instituições, distribuídas em dez estados, contemplando as cinco regiões do país e totalizando mais de 400 pessoas. Entre outras instituições participantes estiveram UFPR, UTFPR, USP, ITA, UnB e UFSC. O GREAVE foi fundado no dia 29 de março de 2014 e atualmente é formado por 14 alunos.

Ao longo desses três anos, mais de 50 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica já passaram pelo grupo – que foi premiado em todos os campeonatos anteriores e já detém dois recordes brasileiros. Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo GREAVE: equipamentos para medição de arrasto e pressão em túnel de vento; uma bancada de testes de motores; e um altímetro brasileiro que atualmente é o único produto nacional disponível.