Estudantes da graduação de Engenharia Civil da UP apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso ?>
Civil Estudos

Em reunião realizada na Secretaria de Infraestrutura e Logística do PR, os alunos do curso de graduação da Engenharia Civil da UP apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso com o tema: Orçamentação de Obra com o Uso de Ferramentas Bim, cujo estudo de caso foi o Centro de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu (CAT).

Os estudantes Caio Henrique Scarmocim, Camila Mariana Barão Vilar da Silva e Vinicius de Matos Dubiella elaboraram o trabalho utilizando o Centro de Atendimento ao Turista – CAT, projeto padrão elaborado pela PRED. O objetivo foi a elaboração da orçamentação (5D) fazendo o relacionamento do modelo elaborado em Revit com o software Argo, desenvolvido pela empresa i3sis. Este trabalho foi realizado em parceria com outra equipe, que desenvolveu o Plano de Execução BIM e subsidiou a forma de modelagem. As apresentações foram seguidas de questionamentos e também foi levantada a importância da codificação da informação para a relação do modelo com a tabela da SINAPI, considerando a utilização que é feita anualmente, momento em que pode ocorrer alteração dos códigos. O trabalho veio para confirmar as hipóteses do LaBIM, em termos de qualidade de informação a ser modelada para a elaboração de um orçamento utilizando esta metodologia. Mais um ano que encerramos com frutos dessa parceria entre Laboratórios BIM.

Participaram da ocasião, representando o LaBIM PR, as arquitetas Lucimara Ferreira de Lima, Melissa M. Yamada, a engenheira civil Luciana Bruel, os estudantes de engenharia civil Hilbert Takashi Oku Prochnow, Mariana da Silva Azevedo e os estudantes de arquitetura Marina Quirino Luxi de Paula e Vanessa de Fatima Fagundes e Silva. O GT BIM PRED foi representado pelo diretor técnico José Renato, o arquiteto Fernando Lobo e a arquiteta Silvia Rosa Rolim de Moura Januario. A Universidade Positivo foi representada pelo Prof. Alexandre Trento, seus alunos recém-formados Caio Henrique Scarmocim e Vinicius de Matos Dubiella e também pelo Sr. Yuri Maggi, da empresa i3sis, desenvolvedora de software.