MITOS E VERDADES SOBRE O ESTUDO ?>
Estudos

MITOS E VERDADES SOBRE O ESTUDO

Estudar na véspera de prova faz você aprender mais

MITO. A aprendizagem é um processo contínuo. Estudar e realizar leituras e exercícios das matérias todos os dias facilita o entendimento dos conteúdos. O estudo apenas antes das provas não é eficiente, podendo levar a “brancos” e desgastes extras, como estresse.

Seguir um plano de estudos é importante para um bom desempenho

VERDADE. O plano de estudos serve para otimizar a aprendizagem e alcançar bons resultados. Com ele, o estudante sabe quais matérias devem ser estudadas e a quantidade de horas disponíveis para cada atividade do dia. O plano de estudos é o caminho certo para o universitário desenvolver bons hábitos de estudos.

Estudar sozinho faz você aprender mais

MITO. Ao contrário do que se imagina, estudar sozinho não é necessariamente mais eficiente. Ter um grupo de estudos pode ajudar a entender melhor os conteúdos e enxergar detalhes que passaram despercebidos. Um trecho de texto que você não notou pode ser justamente o que um colega achou mais interessante. Essa troca de ideias faz com que todos tenham uma visão mais ampla do que está sendo estudado e, consequentemente, aprendam mais.

As perguntas em sala de aula são muito importantes

VERDADE. Pare de pensar que suas perguntas são bobas e tenha em mente que a sua dúvida pode ser a mesma de outros colegas. Perguntar significa que você entendeu parte do que foi explicado e precisa de mais informações para validar o conhecimento.

Utilizar métodos de estudos é importante para um bom desempenho

VERDADE. Estratégias como prática distribuída de estudos, mapas mentais e associação mnemônica, entre outras, são técnicas de estudos que podem potencializar o entendimento e compreensão das matérias. Além disso, saber a forma correta de estudar com essas estratégias é essencial. Você sabe qual funciona melhor com você?

Assistir a videoaulas é suficiente para aprender um conteúdo

MITO. Para aprender, é preciso que o estudante utilize diferentes práticas e habilidades, como assistir a um vídeo sobre o conteúdo e anotar pontos importantes. Ler, escrever, anotar e resolver são formas de otimizar a aprendizagem.

Elaborar uma prova individual dos conteúdos estudados no bimestre facilita o entendimento e evidencia as dificuldades que ainda persistem sobre a matéria

VERDADE. Faça autoavaliações verdadeiras daquilo que você sabe ou não. Uma maneira de fazer isso é resolver os exercícios sem olhar as respostas. Assim, terá a real percepção do que é capaz de fazer e quais as suas dificuldades na disciplina.

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

psicopedagogia@universidadepositivo.com.br