VIDA ACADÊMICA ?>
Estudos

VIDA ACADÊMICA

 

Nós  estamos muito felizes em tê-lo por aqui. O texto a seguir traz uma reflexão sobre a Vida Acadêmica, acompanhe!

 

Depois de tanto tempo estudando em horários rígidos e com atividades impostas, o estudante do Ensino Médio quando chega a Universidade ganha autonomia em um mundo muito mais amplo. A liberdade que vem com vida universitária traz consigo a necessidade de iniciativa. Ninguém fará a apresentação formal de cada parte do campus e nem obrigará os estudantes a participar de todas as atividades potencialmente úteis para seu desenvolvimento. Por isso, nessa etapa, aumenta a importância de tomar a iniciativa para aprender e conhecer pessoas e lugares e principalmente participar dos eventos, palestras e Oficinas de Aprendizagem.

A carreira já começa na Universidade. O ser Estudante é uma profissão! Você precisa justificar faltas, realizar atividades, ter bom desempenho, trabalhar em grupo, obedecer a prazos e principalmente apresentar bons resultados. A preparação profissional superior contempla um conjunto de elementos que formam um profissional mais maduro, com perspectiva geral de diversas áreas.

O ensino na graduação é teórico e só tem serventia se aliada à prática. Por isso o estudante precisa “correr atrás”. Muita coisa só é aprendida na prática. Portanto tem de saber se relacionar com as pessoas, conversar com os professores e se tornar autodidata (Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.). O ponto fundamental para uma vida acadêmica é tomar a consciência que você é o principal responsável pelas suas atitudes, ou seja, o estudante precisa deixar de enxergar o ensino como obrigatório e passar a encarar com responsabilidade, necessidade e experiência como algo que deseja, a partir de seu próprio ponto de vista, e não mais o dos outros, sejam eles os pais ou os professores.

Não existe mais o professor indo atrás do aluno. É o aluno que tem de se interessar e pesquisar os assuntos que são do seu interesse.

Ter um bom desempenho na faculdade muitas vezes depende de como você estuda e não do que você estuda. Saber aproveitar bem o tempo que você tem para estudar, é um aliado para se ter um desempenho melhor em provas e atividades.

 

 

 Atendimento Psicopedagógico da Universidade Positivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *