VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS FATORES QUE PODEM DESMOTIVÁ-LO NOS ESTUDOS? ?>
Estudos

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS FATORES QUE PODEM DESMOTIVÁ-LO NOS ESTUDOS?

O início da vida acadêmica é um processo cheio de mudanças: novos hábitos, responsabilidades e inseguranças passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Algumas pessoas não conseguem lidar com essa fase de transição e se sentem desmotivadas com a vida, o trabalho ou os estudos.

Confira a seguir três principais indicadores de que o processo de transição pode não estar indo bem:

Quando o desafio inicial se torna rotina

Iniciar algo novo demanda muita energia, força de vontade e motivação para a continuidade do desafio. Por exemplo, pense em quando você iniciou a Graduação. Certamente, no início do curso você estava muito motivado e cheio de expectativas sobre sua forma de agir e pensar. Porém, com o passar do tempo, você percebe que essa energia já não é mais a mesma e o que era desafio tornou-se rotina.

Segundo o psicoterapeuta Marcatto, a rotina é algo que se repete, que tem uma regra, uma lógica, uma conformação definida. 
Se você sempre “explode” diante de contrariedades, é porque criou um padrão de comportamento. Quando se depara com algo que não saiu como você queria, dispara internamente sempre a mesma reação.

 Conflitos não administrados

Os conflitos surgem ao longo da vida e é preciso lidar com eles, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos estudos. Conflitos mal administrados podem tornar-se mais complexos e maiores em longo prazo. Não conseguir administrar os conflitos ou tentar evitá-los pode causar perda do dinamismo pessoal, não cumprimento dos deveres com a devida motivação e energia, queda na produtividade, aumento ou difusão do conflito a outras pessoas e impressão equivocada de que a inércia é a melhor opção.

 Influenciadores negativos

Existem pessoas que vivem em um contínuo pessimismo, e essa negatividade afeta não só a elas mesmas, mas também as pessoas ao redor. Alguns especialistas da área de Psicologia afirmam que, no íntimo dessas pessoas, há uma contínua irritabilidade e insatisfação com elas mesmas. São pessoas que têm pouca tolerância à frustração e que estão acostumadas a responder com protestos e comportamentos negativos a qualquer coisa que não corresponda exatamente às suas expectativas. Pessoas assim costumam ter um mau humor contagiante, que desmotiva as pessoas ao redor.

Se você se sente desmotivado com seus estudos, confira algumas dicas para lidar melhor com as causas dessa sensação:

Afaste-se de emoções tóxicas;

– Desenvolva novas competências: aprenda sempre;

– Tenha comprometimento com seu sucesso e foque em seus objetivos;

– Converse com pessoas que você mais admira e tenha disposição para ouvir antes de tomar qualquer decisão;

– Tenha disposição para mudar, principalmente seus comportamentos!

 

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

psicopedagogia@universidadepositivo.com.br

3317-3156

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *