“VOU ESPERAR O FERIADO PARA ESTUDAR!” ?>
Estudos

“VOU ESPERAR O FERIADO PARA ESTUDAR!”

Se você sempre adia atividades importantes, é hora de ler este texto. Ou vai deixar para amanhã?

!

Geralmente as pessoas não organizam seu tempo de atividades diárias realizam apenas atividades das quais mais gostam ou aquelas que requerem menos esforço. Adiam, deixam para “amanhã” aquela atividade cujo prazo terminará em poucos dias. Em vez de priorizar as tarefas importantes vão ler os posts do Facebook, assistem filmes,  ficam no whats app, e quando chega o final no dia, percebe que não conseguiu estudar e realizar nada.

Quando este comportamento é repetitivo chamamos de PROCRASTINAÇÃO, um comportamento que atinge um enorme número de sujeitos e pode assim prejudicar os estudos, a carreira, produtividade, relacionamentos afetivos e até mesmo a saúde.

Procrastinação é definida como um ‘atraso voluntário de uma ação apesar das visíveis e negativas consequências futuras’. É optar por prazeres imediatos ao invés de ter uma visão e ação de longo prazo.

O procrastinador SABE que deveria estar fazendo sua tarefa adiada, e se sente mal por isto, e às vezes faz “compensações morais” para diminuir sua culpa, como por exemplo ir à academia em vez de terminar sua tarefa, o que alivia temporariamente sua culpa.

Outras pessoas alegam deixar as coisas para o último minuto porque funcionam melhor sob estresse ou sob pressão, mas os verdadeiros procrastinadores se estressam pelo adiamento. Além disto, é bastante questionável se a qualidade de um trabalho feito correndo na última hora é melhor do que aquele feito com prazo e mais planejamento.

Super dicas:

• Planeje-se
  • Quanto mais frequentemente você realizar uma tarefa mais facilmente você “programa” este novo e benéfico a um hábito que fará parte de sua rotina diariamente.
  • Esteja bem preparado para a tarefa que se propõe. Isto aumenta a confiança e motivação para atingir o objetivo.
  • Anote seus objetivos, e coloque as anotações onde frequentemente as veja. Mantém o foco no objetivo continuamente.
  • Primeiro as coisas mais importantes (first things first). Mesmo que pareça atraente, evitar iniciar o trabalho quando parecer difícil ou pouco motivador, trocando por outras tarefas, acaba atrasando aquilo que é importante e acabará se tornando urgente. Quando você não se incumbe do que é importante, terá muitos “incêndios” e coisas urgentes a resolver.
  • Visualize-se desfrutando dos benefícios e boas sensações que terá quando tiver terminado suas tarefas. A ciência prova que a ’visualização’ tem o mesmo efeito em nosso cérebro do que a prática e acaba nos preparando melhor para atingir os objetivos. Os atletas de ponta utilizam-se muito deste treinamento. Ver-se mentalmente tendo terminado a tarefa e sentindo-se muito bem com isto prepara o caminho e direciona para um bom resultado.

E para terminar, sempre que tomar uma decisão importante, aja imediatamente e tome atitudes concretas na hora, dando início imediato ao projeto de mudança (por exemplo, se decidir iniciar o curso de idioma que está adiando há tempos, pesquise escolas e ligue ou visite para ter mais informações e poder se matricular e começar).

Acredite! Você é capaz. E se tem uma coisa que podemos impulsionar muito, é a nossa vontade de agir.

VOCÊ TEM BOA VONTADE OU FORÇA DE VONTADE?

Uma coisa é certa:

Se estudar muito, vai acabar sendo aprovado.

Se tiver foco, não perderá mais tempo.

Se fizer a decisão certa, irá colher ótimos frutos.

Selecionamos um vídeo para você do Tim Urban o qual sabe que a procrastinação não faz sentido, mas ele nunca conseguiu se livrar do hábito de esperar até o último minuto para fazer as coisas…

você conhece o atendimento psicopedagógico?

Entre em contato conosco:

Reescrito: Atendimento Psicopedagógico
psicopedagogia@universidadepositivo.com.br