Tanatologia - Concepções, Significados e Relatos

Curso>

UP
  • Quando?

Mensalmente, sábados, das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.

03 de junho
    16 de dezembro

• Carga horária

• Polos | Unidades

Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

Paraná
    2 polos nesse Estado
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

Abrir no mapa
    • CEP:

• Telefone:

Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Investimento

5 parcelas de R$150,00 no boleto bancário ou no cartão de crédito. Alunos da UP têm 30% de desconto. Para outros descontos consulte página de Descontos.

Quebrando o tabu: falando e discutindo a morte e o morrer

O curso é direcionado aos acadêmicos, profissionais da área da Saúde e áreas afins que trabalham direta ou indiretamente com situações limite da existência. O objetivo é possibilitar uma melhor compreensão do assunto, oportunizando conhecimentos teóricos e emocionais sobre as várias mortes concretas e simbólicas, bem como situações onde a separação, a perda e o luto se fazem presente.
A ocasião é própria para falar sobre um assunto considerado proibido para muitas pessoas: a morte.

TEMAS ABORDADOS

• Módulo I - desenvolvimento da Tanatologia no Brasil e no mundo; perdas e o processo de luto;

• Módulo II - o significado da morte no ciclo vital: A criança, o adolescente e a morte;

• Módulo III - o significado da morte no ciclo vital: O adulto, a terceira idade e a morte;

• Módulo IV - fases e etapas nos processos de perdas – aprendendo a perder e a lidar com a finitude: o luto na perda do animal de estimação / Tipos de luto: normal e patológico;

• Módulo V - o paciente no enfrentamento do processo de morrer;

• Módulo VI - familiares no enfrentamento do processo de morrer/profissionais da Saúde diante da morte;

• Módulo VII - terminalidade e cuidados paliativos/terminalidade e espiritualidade;

• Módulo VIII - mídia, cinema, literatura, arte, música e morte/suicídio.

PROFESSORA

Solange do Carmo Bowoniuk Wiegand
Psicóloga (CRP 3266/08) há 32 anos com introdução, formação e capacitação em Tanatologia. Especializada em Grupo de Apoio a Enlutados, com ênfase nos seguintes temas: Perdas, Luto e Sofrimento Humano. Consultora na área de Saúde. Coautora de cinco livros ligados à Psicologia, morte e luto. Ministra aulas e palestras sobre Tanatologia. Professora convidada da Universidade Positivo nos cursos de Extensão em Tanatologia: Concepções, Significados e Relatos e Tanatologia e os Profissionais da Área de Saúde. Ministrou palestra na UP sobre o tema Tanatologia na Semana de Psicologia e 10 anos do curso de Psicologia da Universidade Positivo, e aula especial sobre o mesmo assunto para alunos do curso de Psicologia (2011). É fundadora e coordenadora do Grupo de Apoio a Enlutados: Escolhas e Mudanças, junto à Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado (AFAB), membro da Comissão de Tanatologia, de 2005 a 2011, junto ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná – Curitiba/PR, e membro da Câmara Técnica de Humanização do Paraná.