Infraestrutura


  • Selecione outro idioma


Infraestrutura do Programa 

A instituição dispõe de um prédio dedicado à pós-graduação, com salas de aulas, anfiteatros e um teatro. Conta ainda com salas reservadas e exclusivas às atividades teóricas e salas para estudos e discussões entre os discentes. Todos os ambientes possuem wireless, equipamentos de multimídia e de computação. Além disso, cada docente do Programa possui um gabinete pessoal para orientação dos seus alunos.  

A infraestrutura da biblioteca da UP segue o padrão de excelência da instituição e disponibiliza 865 lugares para usuários sentados. Possui ainda 40 cabines para estudos individuais e outras 40 para acesso à internet, além de 22 salas para estudo em grupo.   

 

Infraestrutura de Pesquisa 

Dentre a grande infraestrutura de pesquisa disponibilizada pela Universidade Positivo, o Programa utiliza laboratórios específicos para o desenvolvimento de pesquisas odontológicas  e uma clínica dedicada à pós-graduação.   

O laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Odontologia (LPDO) foi projetado para atender a linha de pesquisa de avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos e biomateriais, e dispõe de equipamentos para ensaios mecânicos dos materiais utilizados na Odontologia integrada e avaliação in vitro relevante à aplicação clínica.   

Os laboratórios de Histopatologia e Tomografia Computadorizada atendem majoritariamente a linha de diagnóstico e terapêutica clínica, sendo também utilizado nos estudos de reparo tecidual e ósseo utilizando biomateriais.   

Para o desenvolvimento de estudos em animais, o biotério conta com sala pré-operatória climatizada, vestiários para paramentação dos operadores, dois centros cirúrgicos com 250 m2 cada, com 20 bancadas, e salas pós-operatórias. Há ambientes diferenciados para reprodução animal, que engloba camundongos, ratos, coelhos, ovelhas e mini-pigs.  

O Centro de Tecnologia Celular é um laboratório que atende todas as linhas de pesquisa e pertence a uma empresa graduada na própria instituição. Em 2018 foi inaugurado o Centro de Treinamento Cirúrgico – CTC da Universidade Positivo em parceria com o M.A.R.C. (Miami Anatomical Research Center), localizado dentro da instituição, onde pode-se realizar pesquisas relacionadas a anatomia humana utilizando cadáveres frescos e o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, gerando novos produtos e patentes.   

Para o desenvolvimento da linha de pesquisa de práticas epidemiológicas e preventivas em saúde bucal, utiliza-se a clínica específica para a pós-graduação além de uma sala apropriada para discussão e delineamento de projetos, bem como softwares específicos para área de epidemiologia.   

Há ainda o laboratório de Bioquímica Clínica/Genética/Biomolecular, em que são realizadas coletas, armazenamento e processamento de material genético, com destaque para a realização de ensaios de PCR em tempo real.