Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Tipo de curso>
Curso>

• Duração

Este curso tem duração mínima de 5 anos.

• Período

Matutino.

• Polos | Unidades

Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

Paraná
    2 polos nesse Estado
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

Abrir no mapa
    • CEP:

• Telefone:

Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Mercado

O mercado de trabalho para a Biotecnologia é amplo e crescente, tanto no Brasil quanto no exterior. As áreas de atuação do engenheiro de bioprocessos e biotecnologista envolvem diversos segmentos da indústria e pesquisa, tais como: alimentos e bebidas; energias renováveis (biocombustíveis); meio-ambiente; engenharia genética; saúde humana e animal; gestão industrial e não se limita a essas. Por ter um perfil inovador e empreendedor o profissional sai motivado a gerir seu próprio negócio e a criar novas soluções tecnológicas para o mercado.

• Mensalidade 2017

Mensalidade: 12 x de R$ 1.624,00

CLIQUE AQUI para conferir as opções de financiamento.

Confira a portaria nº 304, que institui o Programa de Bolsas Meritórias para os cursos de Graduação em Engenharia da Universidade Positivo.

Graduação>

Os bioprocessos são etapas de transformação que ocorrem por meio de agentes biológicos como células e enzimas. São conhecidos e utilizados pelo homem há milhares de anos, porém nas últimas décadas vêm ganhando destaque como alternativas sustentáveis e soluções inovadoras para a indústria.

A biotecnologia é apontada como uma das áreas de conhecimento que mais podem trazer benefícios à humanidade e também como uma das áreas profissionais com maior potencial de crescimento. As aplicações da Biotecnologia na forma de produtos, processos e serviços estão presentes principalmente nas seguintes áreas:

• Saúde: produção de vacinas, antibióticos, probióticos, anticorpos monoclonais, kits para diagnóstico; desenvolvimento e pesquisa de novos medicamentos e novas moléculas bioativas.

• Alimentos e bebidas: alimentos e bebidas fermentados como queijo, pão, vinagre, vinho, cerveja, aguardente, leite fermentado, iogurte; alimentos funcionais; aromas e corantes naturais; enzimas para diversas aplicações.

• Agricultura: plantas transgênicas, bioinseticidas e bionematicidas, biofertilizantes, hormônios.

• Energia: biocombustíveis como etanol, biodiesel, biogás e bio-hidrogênio; culturas energéticas melhoradas geneticamente.

• Meio-ambiente: tratamento de efluentes e biorremediação.

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia forma profissionais para atuarem no desenvolvimento e melhoria de processos e produtos biotecnológicos, assim como em projetos e construção de equipamentos, máquinas e indústrias de
biotecnologia. O engenheiro de bioprocessos e biotecnologista tem um perfil altamente inovador, empreendedor e técnico, sendo indispensável para indústrias e laboratórios de pesquisa que utilizem a biotecnologia como ferramenta. Deve ter amplos conhecimentos em matemática, física, biologia e química, e sua atuação profissional deve promover a sinergia entre a pesquisa científica e as demandas do mercado e da indústria.

DIFERENCIAIS

• Período de integralização de cinco anos que permite sólida formação no ciclo básico das Engenharias e das Ciências Biológicas, além das disciplinas profissionalizantes.
  • Atividades práticas direcionadas em laboratórios com infraestrutura de ponta.
  • Projeto pedagógico que contribui para o perfil de formação dentro da perspectiva do mercado de trabalho.
  • Corpo docente composto por mestres e doutores com reconhecida atuação no mercado.
  • Envolvimento direto em projetos de Pesquisa e Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Biotecnologia).
  • Curso em período noturno, o que possibilita aos alunos realizarem estágio e trabalhos em indústrias e laboratórios de pesquisa.

Laboratórios de ensino:

• Laboratório de Análises e Operações Unitárias