Atividades práticas

UP

Quero me inscrever

Modalidade>
Tipo de curso>
Curso>
*

UP
  • Duração

    Este curso tem duração mínima de 4 anos.

  • Período

    Matutino ou noturno.

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Mercado

    Há uma tendência de crescimento nas mídias tradicionais, como jornais e revistas e estações de rádio e TV, ao mesmo tempo em que o mercado absorve profissionais para trabalhar com mídia on-line e redes sociais. O curso de Jornalismo foi indicado por pesquisa do Jornal Folha de S. Paulo como o primeiro a ser lembrado pelo mercado de trabalho de Curitiba, o que significa que o curso é uma referência nacional. A procura do mercado é por profissionais com uma formação completa e que, além de escrever bem, saibam diagramar, fotografar e editar.

  • Mensalidade 2017

    Mensalidade: 12 x de R$ 1.576,00

    CLIQUE AQUI para conferir as opções de financiamento.

UP

Cursos Relacionados

Graduação>

Prática profissional

A prática profissional acontece desde o primeiro ano de curso, com a Rede Teia de Jornalismo. Os alunos produzem reportagens para diferentes formatos de comunicação, entre os quais o jornal impresso Lona, o telejornal TelaUn, a Rádio Teia, o Núcleo de Assessoria de Comunicação e o Portal Teia de Notícias. Os estudantes cobrem eventos dentro e fora do câmpus.

>> Conheça a Rede Teia de Jornalismo

LONA – Jornal do Laboratório da Notícia

Dentre todas as universidades brasileiras, o LONA é o único jornal impresso de circulação diária. O tabloide circula de abril a novembro e tem tiragem de mil exemplares. O objetivo do jornal é integrar o aluno de Jornalismo com a prática profissional.
>> Conheça o LONA

Rádio Teia – Rádio Experimental

A Rádio Teia é uma web rádio de responsabilidade dos alunos e professores da matéria de Radiojornalismo. O objetivo da rádio é abrigar temas de relevância social e de interesse público, além de permitir a prática dos estudantes de Jornalismo, na UP. As etapas de produção, pauta, reportagem, locução e apresentação são realizadas pelos alunos e acompanhadas por professores.
>> Conheça a Rádio Teia

TelaUn – Telejornal Laboratório 

Discutindo assuntos sobre a cidade de Curitiba e de temas de interesse de jovens e estudantes, o TelaUn é o telejornal diário do curso de Jornalismo. O TelaUn é ao vivo e é construído por uma equipe de estagiários e de alunos da disciplina de Telejornalismo, que produzem pautas, reportagens e operam equipamentos de vídeo.
>> Conheça o TelaUn 

Portal Teia de Notícias 

O Portal Teia Notícias surgiu da necessidade de os cursos de Jornalismo proporem prática laboratorial também no ambiente digital. Mais do que um espaço para publicação de reportagens on-line, o Portal Teia Notícias tem como principal objetivo propiciar a reflexão sobre a linguagem na internet e a necessidade cada vez maior de saber integrar conteúdos.

É cada vez mais notório o desenvolvimento da tecnologia e a necessidade de amparar futuros profissionais de jornalismo para trabalhar com as diversas ferramentas que têm surgido. Atualmente, o objetivo não é mais inseri-los nessa cultura digital, mas especialmente ensinar-lhes os diferentes ambientes em que interagem e como a revolução tecnológica mudou a forma de fazer jornalismo. Atualmente, todos, a princípio, fazem papel de repórteres; ao contarem com um veículo laboratorial na internet, os estudantes de jornalismo têm a possibilidade  de perceberem o quanto a apuração é cada vez mais importante, além de terem contato com o risco que se corre com a fugacidade da notícia em ambiente virtual.
>> Conheça o portal

NACO – Núcleo de Assessoria em Comunicação

O Naco surgiu com o objetivo de integrar a comunidade interna da Universidade Positivo. Para isso, o Naco é responsável por três veículos: um jornal mural, Teia na Parede; e dois veículos eletrônicos – o Blog do Naco e o Facebook do curso. A produção é de responsabilidade de estagiários e tem a supervisão de professores do curso.
>> Conheça o NACO

Entrelinha – Revista Experimental

A Entrelinha traz matérias e reportagens de alunos de Jornalismo da Universidade. Os temas priorizam questões do cenário brasileiro, mas também trazem relatos de observações internacionais.

Conheça outras iniciativas do curso: 

Núcleo de Jornalismo Investigativo: numa iniciativa pioneira, o curso de Jornalismo da UP criou um núcleo dedicado à produção de reportagens investigativas usando técnicas de jornalismo guiado por dados, entre outros recursos. O projeto já foi premiado no Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, em 2012, por um projeto de autoria da professora Rosiane Correia de Freitas. 

Newsapps: a evolução tecnológica criou novos espaços para a veiculação de material jornalístico. Pensando nisso, a Universidade Positivo começou a trabalhar em algumas disciplinas e em cursos de Extensão a produção de aplicativos de notícias que unem recursos tecnológicos ao tradicional papel do jornalismo de contar histórias. Por meio dessa iniciativa os alunos são capacitados para criar desde web sites simples, mapas interativos, gráficos dinâmicos até aplicativos para celulares.

>> Conheça a Central de Carreiras