Nutrição

UP

Quero me inscrever

Modalidade>
Tipo de curso>
Curso>
*

UP
  • Duração

    Este curso tem duração mínima de 4 anos.

  • Período

    Matutino ou noturno.

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Mercado

    O nutricionista pode atuar em consultórios e hospitais públicos ou particulares, clubes de esporte, academias de ginástica e spas, assim como participar de concursos públicos para atuar em unidades de saúde, vigilância sanitária ou vinculado a programas governamentais que desenvolvem estratégias de alimentação para grupos específicos da população, como trabalhadores (PAT) e crianças (PNAE). Além disso, qualquer estabelecimento que processe alimentos ou produza refeições deve ter um nutricionista, como restaurantes industriais e comerciais, hotéis, padarias e similares, a fim de garantir segurança alimentar e nutricional, por meio da qualidade do cardápio elaborado e servido.


  • Mensalidade 2017

    Manhã: 12 x de R$ 1.410,00
    Noite: 12 x de 1.289,00

    CLIQUE AQUI para conferir as opções de financiamento.

UP

Cursos Relacionados

Graduação>

O curso de Nutrição da Universidade Positivo explora a complexidade da área de Nutrição e sua importância para a promoção da saúde. Assegura sólida formação geral, preparando o profissional técnica e cientificamente para promover bem-estar biopsicossocial do homem, por meio da sua relação com o alimento. Assim como o prepara para ser criativo e resolutivo para demandas relacionadas à alimentação e nutrição do mercado e da sociedade, pautado em princípios éticos e humanistas e atento às novas demandas do seu tempo.

O curso de Nutrição conta com laboratórios e uma clínica para procedimentos de avaliação, educação e acompanhamento nutricional. As aulas práticas complementam os conteúdos passados pelos professores em sala e integram o ensino, a pesquisa e a extensão.

O Curso de Nutrição da Universidade Positivo busca desenvolver as competências e habilidades nos seus acadêmicos para:

  • Realizar a atenção dietética, aplicando os conhecimentos sobre composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento no organismo humano e na disponibilidade de alimentos.

  • Diagnosticar, intervir e acompanhar o estado nutricional de indivíduos e de grupos populacionais.

  • Planejar, gerenciar e avaliar atividades nas unidades de alimentação e nutrição voltadas à melhoria das condições nutricionais de indivíduos e grupos populacionais sadios e/ou enfermos, bem como realizar auditoria, assessoria e consultoria.

  • Formular e atuar em políticas e programas de educação e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde nos âmbitos local, regional e nacional.

  • Diagnosticar, avaliar e intervir nos fatores que influenciam a disponibilidade, acesso e aquisição de alimentos, a fim de garantir a segurança alimentar da população, considerando os aspectos sociocultural, político e econômico.

  • Atuar com visão interdisciplinar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades e interrelações na área de alimentação, nutrição e saúde.

  • Realizar a terapia nutricional, prescrevendo-a, planejando-a e a analisando.

  • Aplicar conhecimento técnico-científico, preventiva e/ou curativamente, a indivíduos e/ou coletividades, reconhecendo a saúde como um direito e considerando a integralidade do homem em seu contexto.

  • Administrar recursos humanos, materiais e equipamentos na sua área de atuação.

  • Desenvolver a investigação científica dentro de sua área de atuação.

  • Ampliar a participação do nutricionista na autoria de publicação para o ensino, pesquisa e extensão.

  • Comunicar-se adequadamente com grupos e indivíduos com os quais interage profissionalmente.

A proposta do curso apoia-se na lei de diretrizes e bases da educação (LDB 9.394/1996) e na orientação contida nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Nutrição (Resolução CNE/CES Nº 1133/2001, homologada em 1º/10/2001, publicado no DOU em 3/10/2001).


DIFERENCIAIS

Certificação universitária
A expansão da oferta dos cursos de Nutrição no Brasil foi realizada, nos anos 1990, por meio de faculdades e centros universitários. Apenas cursos realizados em universidades podem garantir uma formação superior completa, que integra o ensino, a pesquisa e a extensão. Na UP, além das disciplinas teórico e teórico-práticas, o aluno tem a oportunidade de envolver-se em projetos de iniciação científica e participar de programas de monitoria, o que constitui um diferencial na sua formação. Além disso, as instalações da Universidade Positivo destacam-se das demais Instituições de Educação Superior pela moderna infraestrutura, oferecendo ao aluno toda a gama de laboratórios para aulas práticas e experimentais e simulações das situações reais que o aluno irá enfrentar no mercado de trabalho. 

Projeto pedagógico
O Projeto Pedagógico do curso de Nutrição da UP atende a todas as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais e tem a implementação acompanhada pelo Núcleo Docente Estruturante. É constantemente repensado a fim de garantir um currículo inovador, que atenda às necessidades do mercado de trabalho do nutricionista, em constante expansão. Oferece desde as disciplinas clássicas para formação generalista do nutricionista (clínica, administração de restaurantes e saúde coletiva) a disciplinas importantes para o desenvolvimento da Nutrição em outras áreas, como Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Empreendedorismo, Nutrição Esportiva e Fitoterapia, entre outras.

Corpo docente
A excelência do ensino e da formação dos estudantes é garantida pela composição do corpo docente, o qual é formado por professores com experiência no mercado de trabalho e no magistério da Educação Superior, com alta titulação: 87% são mestres e doutores.

Biblioteca
A excelência e atualização do acervo de livros e periódicos da Biblioteca da UP são reconhecidas por toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e profissionais) que buscam a Biblioteca para realizar seus estudos e pesquisas.

>> Clique aqui para saber mais sobre a Biblioteca da UP

Projetos de Extensão
Os projetos de Extensão são essenciais para a experiência real na profissão e para uma orientação profissional fundamentada. No curso de Nutrição, esses projetos ocorrem nas estruturas físicas da Universidade Positivo, como a Clínica de Nutrição, o Refeitório-Escola e a Creche-Escola Associação Maria Amélia (AMA), bem como na comunidade e em empresas conveniadas.

Interdisciplinaridade
O curso de Nutrição participa sistematicamente de reuniões conjuntas com o corpo médico do Hospital Cruz Vermelha, discutindo casos clínicos e reforçando a atuação da equipe multidisciplinar no âmbito da Nutrição Clínica Hospitalar. Trabalha ainda de forma integrada com o curso de Educação Física, acompanhando e dando o suporte de avaliação nutricional e prescrição dietética para as equipes de diferentes modalidades que representam a Universidade Positivo, além de participar de projetos com o Curso de Ciências Biológicas, fornecendo material orgânico do refeitório para o desenvolvimento do projeto do reator de combustível.