Bolsas, descontos e financiamentos

BOLSAS

Na Universidade Positivo, os melhores colocados no vestibular não pagam mensalidade no primeiro ano. Confira as opções de Bolsas de Estudos que estão esperando por você: 

  • Bacharelado e Licenciatura 


    • Os melhores colocados no Vestibular 2017 para os cursos de Bacharelado e Licenciatura* da UP recebem bolsas de estudos na primeira série. 

      1º lugar geral de cada curso        50% de desconto na mensalidade
      2º lugar geral de cada curso        30% de desconto na mensalidade
      3º lugar geral de cada curso        20% de desconto na mensalidade
      4º lugar geral de cada curso        10% de desconto na mensalidade
      5º lugar geral de cada curso        05% de desconto na mensalidade

      Clique aqui para saber mais. 

      *Exceto Administração Internacional, Direito, Engenharias e Medicina 
          
  • Direito


    • Os cinco primeiros colocados gerais* no Vestibular 2017 da Universidade Positivo para o curso de Direito recebem bolsas de estudos integrais durante o primeiro ano do curso. 

      O curso de Direito da UP também oferece Bolsas Meritórias ao longo dos quatro anos seguintes para os cinco melhores* alunos de cada série. A classificação é realizada de acordo com o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) – média aritmética simples de todas as notas do Histórico Escolar. 

      Clique aqui para saber mais.

      *As bolsas são concedidas para os melhores colocados independente de turno (manhã e noite) e sede (câmpus Ecoville ou câmpus Praça Osório). 

  • Engenharia 


    • Os primeiros* colocados no Vestibular 2017 para os cursos de Engenharia da UP recebem 23 bolsas de estudos integrais durante o primeiro ano dos cursos. Confira o número de bolsas por curso:

      Engenharia Civil: 6 bolsas
      Engenharia da Computação: 2 bolsas
      Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia: 2 bolsas
      Engenharia de Energia: 2 bolsas
      Engenharia de Produção (CIC, Ecoville e Osório): 4 bolsas
      Engenharia Elétrica: 2 bolsas
      Engenharia Mecânica: 5 bolsas

      Os alunos ganhadores das Bolsas Meritórias podem manter o benefício até o fim do curso, de acordo com o desempenho acadêmico. 

      Clique aqui para saber mais. 

      *As bolsas são concedidas para os melhores colocados independente de turno (manhã e noite) e sede (câmpus Ecoville, câmpus CIC ou câmpus Praça Osório). 
  • Parcerias de Bolsas Externas 


    • - Educa Mais Brasil
      - Quero Bolsa
      - Mais Bolsas

      Todas as vagas são gerenciadas pelos próprios programas terceiros

DESCONTOS E VANTAGENS 

Estude na Universidade Positivo com descontos de até 50% nas mensalidades 

FACILIDADES FINANCEIRAS 

A Universidade Positivo oferece diversas facilidades financeiras. Escolha a melhor para você:

  • Programa Proteção Desemprego


    • •    Prevê o adiamento de até seis mensalidades consecutivas, para pagamento ao fim do curso, em caso de desemprego
      •    Válido para perda do emprego de 22 de fevereiro a 31 de dezembro de 2016
      •    Válido para alunos novos (ingressantes), transferidos de outras instituições e com reabertura de matrícula (após mínimo de seis meses) no ano letivo de 2016, exceto para alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, cursos de Engenharia, Medicina, Odontologia, Pilotagem Profissional de Aviões e Pilotagem Profissional de Helicópteros
      •    Válido até 31 de dezembro de 2016 para ingressantes no vestibular de verão 2015/2016 e ingressantes no vestibular de outono 2016, exceto para alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, cursos de Engenharia, Medicina, Odontologia, Pilotagem Profissional de Aviões e Pilotagem Profissional de Helicópteros
      •    Válido até 31 de julho de 2017 para ingressantes no vestibular de inverno 2016, exceto para alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, cursos de Engenharia, Medicina, Odontologia, Pilotagem Profissional de Aviões e Pilotagem Profissional de Helicópteros
      •    É necessário comprovar vínculo empregatício de, no mínimo, 12 meses ininterruptos, com a mesma empresa, antes da situação de desemprego, sendo que, na matrícula, o aluno deverá estar empregado, sem situação de aviso prévio
      •    O programa não é válido para demissão por justa causa, demissão voluntária, funcionários públicos e bolsistas ou beneficiários de financiamento estudantil
      •    O responsável financeiro pelo contrato educacional e beneficiário do programa deve ser o próprio aluno
      •    O programa conta com apoio e orientação para recolocação profissional
      >> Acesse a Resolução nº 180, de 01/07/2016 e confira todas as informações do programa

  • Financiamento antecipado

    • É possível solicitar o benefício já na matrícula e pagar apenas 50% do valor da primeira mensalidade, estando prorrogado o pagamento do equivalente a 50% do valor residual da mensalidade para o momento de finalização da contratação do financiamento. Com isso, o aluno deverá solicitar a contratação do financiamento com Fies, Pravaler ou FIR, conforme regras vigentes. Essa condição é válida somente para a primeira mensalidade do plano de pagamento vigente do aluno e está sujeita à aprovação.

FINANCIAMENTO

Confira abaixo os programas de financiamento disponíveis:

  • PRAVALER
    • O que é



      O PRAVALER é um financiamento privado, exclusivo para Ensino Superior, oferecido em parceria com a Universidade Positivo, que possibilita o pagamento das mensalidades de Graduação de forma parcelada e em até duas vezes o tempo de curso.

      O PRAVALER, maior programa de crédito universitário do país, pode ser utilizado por quem quer começar os estudos ou por quem já está na faculdade. Você paga um pouco mais da metade das mensalidades por mês e fica sabendo quanto irá pagar durante todo o financiamento. Além disso, as parcelas não se acumulam.

      Confira as vantagens:
      - Juros de apenas 2,19% ao mês no primeiro semestre financiado e juros ainda menores nos seguintes
      - Você começa a pagar enquanto estuda e termina mais rápido depois de formado
      - Você contrata por semestre e financia 100% da mensalidade
      - Não precisa de Enem
      - Contratação a qualquer momento do ano
      - Válido para alunos novos e antigos
      - O financiamento estudantil tem a menor taxa de crédito do mercado

    • Pré-requisitos



      - Ter um garantidor com renda a partir de um salário mínimo
      - Comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade: composição com base na soma das rendas do garantidor do aluno, sendo que o aluno pode não possuir renda
      - Aluno e garantidor não podem ter restrições de crédito no SPC e SERASA

    • Passo a passo



      Após o candidato ser aprovado por meio do Processo Seletivo, deve acessar o site da UP e realizar sua pré-matrícula. Caso opte pelo Financiamento Antecipado, basta selecionar esta opção no ato da matrícula online, realizar o aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Termo Aditivo. Em seguida, o boleto da matrícula emitido já constará com a antecipação de 50% do financiamento.

      Uma vez realizado o pagamento da matrícula, o aluno deve acessar o site do PRAVALER e realizar sua inscrição.

      O aluno será notificado (via e-mail) quanto à sua pré-aprovação ou não no crédito PRAVALER.

      Se não aprovado, o aluno deve entrar em contato com PRAVALER e, após definir sua situação perante o financiamento, entrar em contato com a UP - Financiamento para demais informações.

      Se aprovado, após receber e-mail de aprovação o aluno deverá entrar em contato com o PRAVALER, onde receberá instruções para realizar a impressão de seu contrato no site do programa. O aluno e seu fiador devem assiná-lo e entregá-lo na Central de Atendimento da sede de sua escolha. Adicionalmente, a documentação deverá ser anexada pelo aluno no portal do PRAVALER.

      - Faça uma simulação no site PRAVALER.

    • Contratação/Simulação



      Para dar sequência na contratação do seu financiamento estudantil, basta preencher o cadastro abaixo:



      Caso deseje fazer uma simulação, basta selecionar abaixo:



      Em caso de dúvidas sobre o financiamento, entre em contato pelo telefone (41) 3317-3000 (opção 2 – financeiro, sub-opção 1 – financiamento), ou pelo e-mail
      financiamento@universidadepositivo.com.br.

  • Programa de Financiamento Estudantil (Fies)
    • Programa de Financiamento Estudantil



      A Universidade Positivo participa do Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que se destina a estudantes universitários brasileiros regularmente matriculados em cursos de Graduação em Instituições de Educação Superior não gratuitas. Os recursos para financiamento são distribuídos conforme disponibilidade orçamentária e financeira do FIES, levando em consideração o conceito do curso obtido no âmbito do Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (nos termos do art. 1º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010), privilegiando os cursos da área de Licenciatura, Engenharias e da área de Saúde, além de priorizar os cursos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal, conforme portaria vigente.

      CLIQUE AQUI para ter acesso à portaria normativa nº 9, de 29 de abril de 2016.

    • Quem pode participar



      Podem solicitar o benefício, os alunos que:

      I - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

      II - possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

      Ressaltamos que compete exclusivamente ao estudante cumprir e comprovar o atendimento dos requisitos estabelecidos para concorrer no processo seletivo de que tratam as portarias vigentes, observadas as vedações previstas no art. 9º da Portaria Normativa MEC n.º 10, de 2010.

    • Fiador



      Os estudantes podem optar entre a fiança convencional e a solidária. Na fiança convencional (que aceita até dois fiadores, com idoneidade cadastral, um dos quais pode ser o pai ou a mãe), a exigência é de que a soma das rendas mensais brutas dos dois avalistas seja igual ao dobro da mensalidade do curso. Na fiança solidária, o aluno pode se unir a dois, três ou quatro indivíduos que estudem na mesma instituição, de modo que eles se apresentem como fiadores entre si, sem a necessidade de comprovar rendimentos. Há também a possibilidade de utilização do FGEDUC - Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, por meio do qual o aluno poderá se candidatar no ato de sua inscrição, diretamente no SisFIES, desde que se enquadre nos seguintes quesitos: 1) matriculado em curso de licenciatura; 2) que possua renda familiar mensal bruta per capita de até um salário-mínimo e meio.

    • Inscrição


      As inscrições para participação do processo seletivo do Fies serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br que ficará disponível para inscrição dos estudantes em período especificado no Edital vigente. Ao inscrever-se no processo seletivo do Fies, o estudante deverá informar seu número no Cadastro de Pessoa Física - CPF e prestar todas as informações solicitadas pelo Fies-Seleção.

      Os estudantes pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no período especificado no edital vigente.

      Após a conclusão da inscrição no Sisfies e no prazo de 10 dias, os estudantes pré-selecionados devem apresentar a relação de documentos abaixo na Central de Atendimento (Senha FIES) do Bloco Azul (térreo) da Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido – Curitiba/PR).

      Importante: os prazos de validação junto à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) e de comparecimento junto ao agente financeiro para formalização da contratação do financiamento obedecerão ao disposto no art. 4º da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

      >> Clique aqui para acessar a lista de documentos.

      >> Clique aqui para verificar as vagas ofertadas no 1º semestre de 2016.

      >> Clique aqui para acessar a Portaria Normativa Nº 13, de 11 de dezembro de 2015.

      >> Clique aqui para acessar a Portaria Normativa Nº 10, de 30 de abril de 2010.

      >> Clique aqui para acessar o edital nº 6, de 20 de janeiro de 2016.

      >> Clique aqui para acessar o edital nº 64, de 16 de junho de 2016.

    • Aditamentos


      Conforme Circular Eletrônica nº 1/2017 – FIES/FNDE/MEC, 09 de Janeiro de 2017 do Ministério da Educação (MEC), informamos o prazo para o Aditamento do 1º semestre de 2017 na Universidade Positivo e Centro Tecnológico Positivo, que será:

      a) Até em 30 de abril de 2017 para aditamento de Renovação Semestral.
      b) Até 31 de março de 2017 para aditamento de Transferência de curso/IES (Instituição de Ensino Superior), Suspensão e Dilatação do financiamento.

      Orientamos para que mantenha seus dados de telefone e e-mail atualizados no site do SisFIES. Lembrando que, não havendo a validação do Aditamento referente ao 1º semestre de 2017 no prazo informado acima, seu financiamento não poderá ser processado, e os valores das parcelas emitidas até o presente momento serão cobrados integralmente.

      Após liberação do seu aditamento referente ao 1º Semestre de 2017 pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da UP e respectiva validação pelo aluno(a) no site do SisFIES, o estudante deverá agendar um horário no site , selecionar o serviço FIES, conforme datas e horários disponíveis e comparecer na Central de Atendimento de sua Unidade para obter a emissão da DRM – Documento de Regularidade de Matrícula do Fies.

      ATENÇÃO: Caso o estudante possua algum ajuste acadêmico pendente, deverá rejeitar o aditamento recebido, realizar os ajustes necessários nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico e em seguida entrar em contato com o Setor de Financiamento para correção dos valores do Aditamento. É de inteira responsabilidade do estudante a conferência dos valores aditados, pois uma vez confirmado, não será possível realizar qualquer alteração no valor financiado. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (41) 3317-3000, opção 2 – Financeiro e subopção 1 – Financiamento. Além disso, você pode acessar o endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/ ou ligar para 0800 61 61 61 (MEC).

      >> Perguntas Frequentes

    • Vagas remanescentes


      A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, na página do Fies-Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, conforme relação de vagas disponibilizadas pelo MEC.
      Atenção: Após a realização da inscrição, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e concluir sua inscrição nos dois dias úteis subsequentes.

      CRONOGRAMA
      As inscrições para estudantes não graduados poderão ser realizadas nos seguintes períodos:
      - de 22 de agosto de 2016 até as 23h59 do dia 28 de agosto de 2016: para o estudante não graduado que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016 e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;
      - de 29 de agosto de 2016 até as 23h59 do dia 5 de setembro de 2016: para o estudante não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado; e
      - de 29 de agosto de 2016 até as 23h59 do dia 2 de dezembro de 2016: para o estudante não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que está matriculado.

      As inscrições para estudantes graduados poderão ser realizadas nos seguintes períodos:
      - de 26 de agosto de 2016 até as 23h59 do dia 28 de agosto de 2016: para o estudante graduado que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016 e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;
      - de 2 de setembro de 2016 até as 23h59 do dia 5 de setembro de 2016: para o estudante graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado; e
      - de 2 de setembro de 2016 até as 23h59 do dia 2 de dezembro de 2016: para o estudante graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que está matriculado.

  • CEUP - Universidade Positivo
    • Procedimento



      O programa de Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP) da Universidade Positivo (UP) é destinado a apoiar os alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Superiores de Tecnologia) presenciais, com insuficiência financeira para suportar o pagamento do total das anuidades do curso. Por meio do CEUP o aluno pode financiar 50% (cinquenta por cento) do valor da semestralidade ou da anuidade do seu curso, conforme Edital de mensalidades vigente da UP. O saldo devedor de cada mensalidade, referente à parte não financiada, assim como o valor complementar decorrente de eventual matrícula em disciplinas cursadas em regime de dependência, pendência ou em programas especiais, deverá ser pago pelo aluno, conforme plano contratado com a UP, durante seu curso, sem dilação de prazo. O financiamento será concedido a partir do mês no qual foi deferido o pedido do aluno, até o último mês do plano de pagamento do contrato de prestação de serviços educacionais. A concessão do financiamento para determinado ano letivo não importa em renovação automática para o ano letivo seguinte, sendo responsabilidade do aluno, caso tenha interesse e a UP ofereça vagas para o CEUP, solicitar novo financiamento para o ano letivo seguinte.

      >> Resolução nº 234 de 30 de dezembro de 2016 - Crédito Estudantil Universitário Positivo

    • Documentos necessários



      O aluno interessado em obter o CEUP deverá protocolar requerimento, apresentando, obrigatoriamente, os seguintes documentos para análise:
      1 - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP.
      2 - Declaração de imposto de renda do responsável financeiro (quando o aluno não for o próprio responsável financeiro) e a sua própria.
      3 - Comprovante de indeferimento das solicitações do FIES e do Pravaler.
      4 - Documentos complementares indicados na ficha cadastral.
      5 - Outros documentos que venham a ser solicitados.

      O aluno poderá declarar e comprovar sua insuficiência financeira por todos os meios de prova lícitos, cabendo à UP analisar toda a documentação apresentada e realizar visitas ao aluno, caso entenda necessário. Caso o aluno não preencha os requisitos exigidos para solicitação do FIES, deverá comprovar apenas a solicitação e o indeferimento por parte do Pravaler.

      Condições de elegibilidade para participação no CEUP:
      1 - Estar matriculado em toda a carga horária acadêmica equivalente à de sua série ou etapa, naquele ano ou semestre, excluídas do cômputo da carga horária as dependências, as pendências, os programas especiais e as atividades complementares.
      2 - Não ser aluno PROUNI ou que já esteja utilizando qualquer outra forma de financiamento (FIES, Pravaler, etc), bolsa, desconto ou outro benefício financeiro.

      >>Manual de Orientações


 

PROUNI

A Universidade Positivo e o Centro Tecnológico Positivo também trabalham com o ProUni. Confira:

  • O que é

    • O Programa Universidade Para Todos (ProUni), criado pelo Governo Federal em 2004, tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. O programa é destinado a alunos com renda familiar per capita máxima de um salário mínimo e meio. A seleção é feita por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo selecionados os alunos com melhores desempenhos acadêmicos.

      Edital nº 530 - 30.01.2017
  • Comprovação documental online
  • Atendimento Presencial

    • Caso o candidato pré-selecionado deseje atendimento presencial, basta agendar um horário no site, conforme orientações datas e horários disponíveis, para entrega da documentação obrigatória para comprovação das informações prestadas no site do Prouni durante sua inscrição.

      >>Regras para agendamento
      O candidato deverá chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência ao horário agendado para a entrevista.

      Atenção: não será permitido atraso superior a dez minutos. Caso o atraso seja superior a dez minutos ou o candidato não compareça ao local no horário agendado, deverá acessar novamente o Sistema de Agendamento do Prouni da UP e selecionar novo horário, conforme disponibilidade no sistema.

      Importante: os horários são limitados à quantidade de vagas ofertadas para cumprimento do cronograma do MEC, com base no edital vigente do processo seletivo.

      >>Comprovação documental
      Somente no caso de agendamento para atendimento presencial, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à Central de Atendimento da Unidade/Local de oferta em que se candidatou à vaga PROUNI e apresentar toda a documentação pertinente para aferição das informações prestadas no ato de inscrição no Processo Seletivo Prouni (clique aqui). Nesse momento, será realizada a digitalização da documentação apresentada e envio para análise online.

      Atenção aos comprovantes de rendimentos para cada situação. Clique aqui para mais informações.

      A APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO do candidato, conforme edital vigente, poderá ser acompanhado online através do sistema (clique aqui), por meio de seu acesso com usuário e senha.

      Clique aqui e veja o tutorial com passo a passo de como realizar seu agendamento online.

PROPOSITIVO

  • O que é

    • O ProPositivo é o Programa de Bolsas de Estudos da Universidade Positivo e do Centro Tecnológico Positivo – uma ação de responsabilidade social que tem como objetivo ampliar as possibilidades de acesso à Educação Superior. Por meio do programa, estudantes de menor poder aquisitivo podem ter bolsa de 50% nos cursos de Graduação Presenciais e de 30% para os cursos de Graduação Semipresenciais.

      Podem candidatar-se ao ProPositivo estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2015 ou que concluirão em 2016 em colégio da rede pública. Os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio, regular ou técnico, em instituição pública. O programa, este ano, contempla também aos concluintes do Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos EJA nesses anos.

      O estudante contemplado com a bolsa poderá, ainda, solicitar o benefício do FIES (Programa de Financiamento Estudantil, do Governo Federal) ou PRAVALER* para financiar o valor restante do curso. 

  • Inscrições
  • Provas

    • Data: 4 de fevereiro de 2017
      Horário: 15h às 18h (fechamento dos portões às 14h45)
      Local: Câmpus Praça Osório
      Endereço: Praça Osório, 125 - Centro

  • Saiba mais

Contato

E-mail.: financiamento@universidadepositivo.com.br
Telefone.: (41) 3317-3000 opção 2