UP torna-se membro da associação internacional EFMD

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

>> Clique aqui para ler a matéria em inglês

No dia 12 de dezembro, a Universidade Positivo tornou-se sócia da EFMD – uma seleta comunidade de Instituições de Educação Superior de repercussão global, com sede em Bruxelas, na Bélgica. A EFMD reúne mais de 800 organizações-membro dos setores acadêmico, empresarial e de serviços públicos do mundo todo. Como associação internacional, ela fornece um fórum para pesquisa, networking e debate sobre inovação e melhores práticas de educação e desenvolvimento empresarial.

De acordo com a supervisora de Acreditação Acadêmica da Universidade Positivo, Claudia Kipka, a associação com a EFMD oferecerá à UP a oportunidade de participar de uma rede líder nas áreas de educação e desenvolvimento empresarial. “Fazer parte dessa rede permitirá à instituição compartilhar e comparar experiências com seus pares internacionais”, avalia. A EFMD é reconhecida globalmente pela prestação de serviços de acreditação para escolas de negócios (EQUIS) e cursos de escolas de negócios (EPAS), universidades corporativas e programas de aprendizagem de tecnologia melhorada.

Todos os cursos das áreas de Negócios e Gestão da UP – ou seja, os de MBA, Mestrado e Doutorado e os de Graduação da Escola de Comunicação e Negócios – serão diretamente beneficiadas com a adesão. Segundo Kipka, espera-se que, a longo prazo, os processos acadêmicos da Universidade Positivo sejam impactados por meio da partilha de melhores práticas e do conhecimento internacional.

A associação com a EFMD é o primeiro passo para a conquista da acreditação internacional. O segundo é a obtenção de elegibilidade, que atesta, por meio da análise de capacidades, o potencial da instituição de alcançar o reconhecimento internacional. A busca pela acreditação permitirá à UP nivelar suas operações com as das melhores Instituições de Educação Superior do mundo. Ao fim de um processo de aprimoramento e alinhamento com as práticas de excelência, a concessão da acreditação seria um sinal de distinção e um comprovante de excelência, garantindo visibilidade internacional.

Dessa acreditação toda a comunidade sairá ganhando: alunos e egressos, que terão a certeza de uma educação de alto padrão mundial, com grande valor no mercado, e professores, que se beneficiarão de maior mobilidade e de mais oportunidade de pesquisa e cooperação internacional. A obtenção de uma acreditação internacional leva de três a dez anos, dependendo da área e do conhecimento dos padrões internacionais. Ou seja, trata-se de um investimento de médio a longo prazo.

Abaixo, confira a lista de membros da EFMD no Brasil:

• BSP - Business School São Paulo
  • COPPEAD, Graduate School of Business da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV - Fundação Getulio Vargas
  • EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, FGV - Fundação Getulio Vargas
  • FIA - Fundação Instituto de Administração, Faculdade FIA de Administração e Negócios
  • Fundação Dom Cabral
  • IBS - SP International Business School de São Paulo
  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul
  • PETROBRAS - Petróleo Brasileiro SA, HR - Universidade Petrobras
  • Universidade Positivo