Avaliação da Capes

UP
  • Duração

    Mestrado: de 12 a 24 meses
    Doutorado: de 24 a 48 meses

  • Periodicidade

    Três opções de disciplinas: 1) aulas trimestrais, à noite, uma vez por semana por disciplina; 2) aulas trimestrais, à tarde, uma vez por semana por disciplina; 3) modulares, uma semana por mês, de segunda a sexta, pela manhã e à tarde.

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Investimento

    Mestrado: 30 parcelas
    Doutorado: 48 parcelas

    Mensalidade 2017: R$ 2.108,00 (reajustada anualmente)

    Clique aqui para acessar o edital nº 465, que estabelece as mensalidades para os programas de Mestrado e Doutorado.
    Clique aqui e acesse a Portaria nº 222 de 19/12/2016, que estabelece as normas para a concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
    Clique aqui e acesse a instrução normativa sobre bolsas PROSUP de incentivo à pesquisa (acesse o termo de solicitação de bolsa).

Na avaliação trienal 2010-2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu a nota 5.

O curso teve início em 2005, sendo o triênio 2007-2009 o primeiro em que teve funcionamento pleno, uma vez que no triênio anterior, 2004-2007, o curso estava em fase de implantação. No primeiro triênio completo em que foi avaliado, 2007-2009, o Mestrado teve sua nota aumentada para 4. O novo aumento, para a nota máxima para cursos profissionais (5) na avaliação 2010-2012, coroa o desempenho excelente do programa."

 
A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Acesso e divulgação da produção científica;
  • Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • Promoção da cooperação científica internacional.


Os programas de Pós-Graduação são agrupados por área de conhecimento, existindo 47 áreas de avaliação na Capes.
 
O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental é filiado à área de Ciências Ambientais.

 

Sobre a avaliação

O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação foi implantado pela Capes em 1976 e, desde então, cumpre papel de fundamental importância para o desenvolvimento da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil. A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição trienal de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subsequente.
 
Antes de iniciar o funcionamento, os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu devem submeter proposta para avaliação pela Capes. A nota mínima para o início de funcionamento de um curso de Mestrado é 3, e para cursos de Doutorado é 4.
Os programas que possuem apenas cursos de Mestrado podem atingir a nota máxima (5), sendo as notas 6 e 7 atribuíveis apenas a programas com cursos de Doutorado.