Comitê de Ética

Sobre o Comitê de Ética

O Comitê de Ética de Ética da Universidade Positivo (CEP-UP) é um órgão colegiado especializado vinculado, administrativamente, à Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa e, operacionalmente, autônomo em suas deliberações, em cumprimento à Resolução nº 466, do Conselho Nacional de Saúde.

Pesquisa com humanos (CEP)

A pesquisa com humanos na Universidade Positivo é regulamentada pelo Conselho Nacional de Saúde, desde 2011. 

Missão: Preservar os direitos e a dignidade do sujeito objeto de pesquisa, contribuir para a qualidade das pesquisas e discutir o papel delas no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Contribuir, ainda, para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Calendário 2018
Calendário de reuniões

Documentos de regulamentação do CEP

Registro do CEP/CONEP
Membros do CEP
Regulamento interno
Resolução 466 CNS

A pesquisa deve obedecer à Resolução 466 CNS e somente pode ser submetida por meio da Plataforma Brasil, sistema nacional de regulamentação de pesquisas com seres humanos. Para saber mais, veja abaixo as instruções de submissão de pesquisas.

Serviços

Registre sua pesquisa
Orientação para cadastro de instituição
Orientação para submissão de pesquisa
Glossário
Modelo de relatório final
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Serviço

Local: Câmpus Ecoville - Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. Sala 8 do Bloco Amarelo (Térreo). 
Horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 17h.
E-mail: cep@up.edu.br
Telefone (41) 3317- 3260


Pesquisa com animais (CEUA)

A Ceua-UP (Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Positivo) é um órgão colegiado, autônomo, interdisciplinar, de caráter educativo, consultivo e deliberativo de natureza técnico-científica, e tem por finalidade analisar à luz dos princípios éticos toda e qualquer proposta disposta na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e pesquisa da Universidade Positivo. 
        
A comissão é ligada à Pró-Reitora de Pesquisa, com regimento próprio. Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais devem ser submetidos a análise pela Ceua, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.
       
A comissão tem como finalidade promover o uso racional desse recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, permitindo a redução no uso de animais. O objetivo dessa conduta é promover a constante melhoria na eficiência do uso de animais na pesquisa e no ensino, o que se dará também por meio eventos, como palestras e fóruns de discussão. Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei Arouca 11.794/08 em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A Ceua-UP é integrada por 14 membros titulares e suplentes representantes das áreas de ensino e pesquisa da Graduação e Pós-Graduação.

 

Serviço

Local: Universidade Positivo - câmpus Sede - Ecoville, Bloco Amarelo, sala 8
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 17h
E-mail:  ceua@up.edu.br
Telefone (41) 3317- 3260