Sustentabilidade

O compromisso com a qualidade da educação, a formação crítica e a inovação em métodos de ensino são as principais contribuições do Positivo para a sustentabilidade. Essas diretrizes, associadas aos valores da ética, do trabalho e do progresso, presentes desde o início da trajetória da instituição, orientam a gestão das empresas do Grupo.
 
Com base nesses princípios, acreditamos que nosso papel é desenvolver os colaboradores da instituição, atuar de forma ética e reduzir os impactos ambientais, agregando valor aos negócios e ao desenvolvimento da sociedade. Em nossa visão, a gestão equilibrada desses fatores nos permite inspirar e estimular pares, parceiros e toda a comunidade escolar a integrar uma rede de transformação positiva do mundo, baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável.

O Positivo, em 2014, estabeleceu suas metas a partir de um processo de identificação de impactos positivos e negativos nas dimensões econômica, social e ambiental. A partir disso, foram priorizados cinco temas a ser trabalhados, de forma transversal, a curto prazo. São eles: Educação, Desenvolvimento de Colaboradores, Ética nas Relações Comerciais e Institucionais, Retorno à Sociedade, Gestão de Impactos Ambientais.

Para saber mais, clique aqui e consulte o Relatório de Sustentabilidade.

Conheça as principais ações da Universidade Positivo em busca da sustentabilidade.
 

  • Certificação ISO 14.001 de Gestão Ambiental

    • A Universidade Positivo e o Centro Tecnológico Positivo (unidades Batel e Ecoville), além de outras dez unidades do Grupo Positivo, são certificados com a ISO 14.001, a norma internacional (entre as mais difundidas e respeitadas) que estabelece os requisitos para o funcionamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consistente. Implantado desde 2012 e certificado no fim de 2013, o SGA garante o monitoramento dos recursos naturais e a correta gestão de resíduos, além de sensibilizar colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço acerca de ações que impactam positivamente o meio ambiente. A UP é a primeira universidade do Paraná a conquistar a certificação ISO 14.001.
  • Programa Positivo de Voluntariado

    • O Programa Positivo de Voluntariado conta com a dedicação do tempo e do talento dos colaboradores e alunos do Grupo Positivo. Os comitês de voluntariado, instituídos em cada uma das unidades do Positivo, recebem formação constate e traduzem aos colaboradores e alunos as diretrizes do programa. O objetivo é estimular a atuação voluntária em iniciativas estruturantes, com foco prioritário em educação, grande vocação do Grupo Positivo.
  • Projeto Rondon

    • Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e com o apoio das Forças Armadas, o Projeto Rondon é, atualmente, um dos maiores projetos sociais e educacionais do país. Iniciativa de integração social, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Desde 2012, os alunos da Universidade Positivo, em parceria com o Instituto Positivo, participam das iniciativas.
      >> Confira também a página sobre a participação da UP no Projeto Rondon
  • Programa Integra Cidadão

    • Guia Integra Cidadão: A universidade, além de um expressivo espaço de produção de conhecimento, é também um fórum de debate contínuo sobre os problemas da sociedade. Por acreditar nisso, a Universidade Positivo, com apoio do Instituto Positivo, coloca à disposição dos alunos um guia com o objetivo de promover ações de voluntariado no início do ano letivo, para recepcionar os alunos ingressantes.
      >> Clique aqui e acesse o manual completo do programa
  • Relatório PRME

    • O PRME (Principles for Responsible Management Education) – parte integrante do Pacto Global da ONU – busca promover e inspirar instituições de ensino a adotar princípios de educação para a sustentabilidade, assim como incentivar a produção científica voltada ao mesmo tema. Sua principal premissa é estabelecer um processo de melhoria continua entre as instituições de ensino, a fim de desenvolver uma nova geração de líderes, capazes de gerir os desafios complexos enfrentados pelas empresas e a sociedade no século 21. São mais de 350 instituições de ensino signatária no mundo, entre as quais a Universidade Positivo.
      >> Acesse o relatório Sharing Information on Progress do PRME, enviado pela UP à ONU em 2014
  • Pesquisas acadêmicas na Mata do URU

    • Pesquisas acadêmicas na Reserva Mata do Uru: No ano de 2003, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo,  tornou-se a primeira empresa a “adotar” uma floresta com araucária (árvore típica do Paraná), a Reserva Mata do Uru, localizada no município da Lapa-PR, por meio do apoio ao Programa de Adoção de Áreas criado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A estratégia do programa, que no ano de 2007 foi renomeado para Programa Desmatamento Evitado, é a construção de uma tríplice aliança entre a instituição, empresas interessadas na causa ambiental e proprietários de reservas naturais bem conservadas. Hoje, essa parceria se estendeu, e o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, conserva essa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de aproximadamente 130 hectares de mata nativa, que possui em seus remanescentes florestais algumas espécies vegetais e animais ameaçados de extinção. Por acreditar no potencial da área, a Universidade Positivo apoia e conduz o desenvolvimento de pesquisas científicas no local. As pesquisas são de fundamental importância para ampliar os conhecimentos botânicos da Reserva Mata do Uru e dar suporte para futuras ações relacionadas à conservação e ao manejo da área.
  • Programa O que você fez pelo planeta hoje

    • Por meio do programa O que você fez pelo planeta hoje, o Grupo Positivo convida seus consumidores, colaboradores, professores, alunos, fornecedores e outros parceiros a compartilhar informações e experiências sobre o meio ambiente. Alguns dos alunos do curso de Jornalismo na Universidade Positivo participam da iniciativa e colaboraram com a produção de conteúdo para o site.
      >> Acesse o site do programa
  • Concerto de Natal

    • Com o propósito de unir cultura e educação, além de emocionar o público curitibano nas comemorações de fim de ano, a Universidade Positivo promove anualmente seu tradicional Concerto de Natal. Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos para o Concerto de Natal da UP é doado, por meio do Instituto Positivo, para projetos prioritários de instituições sociais parceiras.

Investimento Social Privado

O Instituto Positivo (IP) compreende que a educação é a força motriz capaz de desenvolver pessoas e promover melhorias para o futuro de uma nação. Alinhado à estratégia de Sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Positivo, o Instituto assume a Educação como seu principal eixo de atuação. O IP articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica, direcionando o Investimento Social do Positivo para ações sustentáveis e estruturantes em três frentes:

- Desenvolvimento da Gestão Municipal para a Educação
- Produção e Disseminação de Conhecimento
- Mobilização Social Estruturada

Para saber mais, clique aqui e acesse o site do Instituto Positivo.