Dúvidas sobre intercâmbio

Como fazer um intercâmbio internacional?

Para quem deseja ter uma experiência acadêmica no exterior, alguns passos são importantes a serem seguidos, começando pelas possibilidades de destino e vagas para estudo:

  1. Verifique os convênios que a UP possui com as universidades estrangeiras e os cursos contemplados para intercâmbio de alunos no link Convênios Vigentes.

  2. Se o curso possuir convênio com universidade estrangeira, você deve entrar em contato conosco ou perguntar ao coordenador do seu curso se e quando será aberto para seleção de intercambistas.

  3. Se o curso não possuir convênio internacional, você pode propor a realização de um convênio com a universidade estrangeira do seu interesse! Veja como:

Quais são os pré-requisitos para fazer um intercâmbio internacional?

Os alunos de graduação e pós da UP poderão participar de programa de intercâmbio acadêmico somente quando estiverem regularmente matriculados e cumprindo obrigações financeiras sem atraso.

Os requisitos acadêmicos obrigatórios que o aluno deve satisfazer para participar de programa de intercâmbio pela UP são:

- Ter cursado no mínimo 20% do curso na UP;
- Apresentar, no mínimo, média de notas igual ou superior a 6 (seis); 
-  Para a dupla-certificação no curso de Administração Internacional com a Universidade de Plymouth, o aluno deve possuir média geral igual ou superior a 7,0 e deve ter completado 2,5 anos de estudos na UP, sem dependências.
- Comprovar domínio do idioma requerido pela universidade de destino por meio de certificados ou exames de proficiência, cujas especificidades serão apresentadas nos editais de intercâmbio;
- Para a dupla-certificação no curso de Administração Internacional com a Universidade de Plymouth, o aluno deve apresentar o teste de proficiência em inglês IELTS Academic com média de no mínimo 6.0 (com nota mínima de 5.5 em cada um dos elementos).
- Assinar termo de compromisso assumindo responsabilidade de representação da UP na instituição de destino e afirmando estar ciente das condições de matrícula e financeiras de vínculo à UP durante intercâmbio.

Como ficará a minha matrícula na UP durante o período de intercâmbio internacional?

Durante o período de realização de intercâmbio, o aluno deve permanecer matriculado na UP sob a condição de “Participação em Convênio”.
Em função da Política de Intercâmbio, o aluno deixa de efetuar o pagamento da mensalidade da UP. No retorno, deverá efetuar o pagamento de 50% do valor das disciplinas que pedir aproveitamento curricular.

Como vou aproveitar as disciplinas que cursei no exterior?

Os alunos que realizarem intercâmbio deverão acordar, previamente, com o Coordenador do curso, as disciplinas que serão cursadas na universidade de destino, verificando as condições para dispensa das mesmas por equivalência na UP.

Assim, ao retornar, deverá apresentar o histórico escolar com aprovação na universidade estrangeira para que o coordenador autorize a dispensa de disciplina cursada no exterior. No caso das dispensas, deve-se lembrar que o aluno deverá efetuar o pagamento de 50% do valor das mesmas. Esse valor pode ser parcelado por meio de plano de pagamento apresentado pela Secretaria Acadêmica, conforme Política de Incentivo ao Intercâmbio.

Existe bolsa para auxílio passagem, acomodação e alimentação?

A UP não disponibiliza bolsas de estudo, nem ajuda de custo para acomodação e alimentação no exterior. A Política de Intercâmbio pode auxiliar para que, enquanto está no exterior; o valor da mensalidade pode ser utilizado como auxílio para os gastos de hospedagem e alimentação.

Há fundações e organizações governamentais que fornecem bolsas para estudo no exterior. Um exemplo é o programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, em que o aluno recebe auxílio para passagem, acomodação e alimentação no exterior. A UP já aderiu a este programa e os alunos deverem realizar as inscrições diretamente no site Ciência sem Fronteiras.

O aluno da UP deve pagar para estudar em uma universidade estrangeira?

Depende da universidade e do programa de intercâmbio. Na maioria das universidades em que a UP possui convênio não é necessário efetuar pagamento de mensalidade. Entretanto, convênios como o de dupla certificação para o curso de Administração com a University of Plymouth, é necessário efetuar um pagamento para cursar as disciplinas pré-estabelecidas no convênio e receber o diploma britânico.

Como posso propor um convênio para intercâmbio internacional?

Se você tem contato com professor de uma universidade estrangeira não conveniada e deseja realizar estudos na mesma, você pode propor que a UP celebre um convênio. Para isso, é necessário entrar em contato conosco com um projeto de estudo ou pesquisa em conjunto já acordado com o professor da universidade estrangeira.