Carregando…

Gamificação: Design de Jogos de Tabuleiro, conversa com Rafael Martins

Na aula do dia 23 de março de 2017, a disciplina de Tópicos Especiais | Gamificação orientada à solução de projetos trouxe o designer Rafael Martins (Somma Studio) para conversar com os alunos sobre o desenvolvimento de jogos de tabuleiro.

Além de apresentar uma abordagem sobre a origem e as características dos jogos de tabuleiro modernos, Rafael também apresentou um case do Somma Studio – o jogo “Pit Crew” – e depois comentou sobre regras, como jogar e possíveis abordagens desse jogo. Rafael também comentou sobre o jogo “DiXit” (Galápagos Jogos), cuja proposta é colocar a imaginação dos jogadores à prova, por meio de ilustrações bem elaboradas e que chamaram bastante a atenção dos alunos que ainda não conheciam este jogo.

Durante a conversa, os alunos puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e ainda apreciar vários jogos de tabuleiro trazidos pelo convidado. Importante destacar que a dinâmica dos jogos de tabuleiro em situações de Gamificação visa explorar o uso dos jogos além do entretenimento, de forma a engajar os participantes conforme as necessidades de um projeto, seja para testar possibilidades, teses ou situações-problema.

Por meio de uma abordagem lúdica, o foco da disciplina é apresentar aos alunos as possibilidades do uso da Gamificação e do Design Thinking para envolver equipes de trabalho, desenvolvedores de novos produtos, usuários e stakeholders na solução de projetos. Tal abordagem pode ser utilizada para identificar situações específicas, gerar novas ideias e propor soluções aos mais variados tipos de problema.

Sobre o convidado da disciplina:
Rafael Martins é formado em Design Gráfico pela UEL – Universidade Estadual de Londrina – e sócio do Somma Studio.