Carregando…

Portfólio 2017 Design Projeto Visual – Dimensão

Portfólio é um evento acadêmico realizado anualmente nos cursos de design de Moda, Produto e Visual da Universidade Positivo que ocorre desde 2010, onde cada curso elege seu tema e então o evento se desenvolve tendo ele como base.

Este ano, o curso de Design de Projeto Visual elegeu o tema Cross Cultural para seu evento, com o nome e proposta “Dimensão: discernir e desvendar as dimensões do design”. Os alunos do 3º ano que eram responsáveis por toda a produção do evento pretenderam gerar discussão sobre as diferentes perspectivas do mundo junto às diversas culturas existentes nele. Para isso, três profissionais da área cultural criativa de Curitiba foram convidadas: Karla Keiko, co-criadora do festival Tijucão Cultural e do coletivo Das Nuvens; Giusy de Luca, fundadora do coletivo Mucha Tinta e a aluna egressa do curso Estelle Flores, artista e co-fundadora da Selva Press, estúdio independente de impressões artísticas em risografia. Cada uma discursou sobre seu trabalho e a relação que o design tem com a cultura, além de conversar e tirar as dúvidas da platéia.

Com a finalidade de potencializar a interação do público em relação ao tema e reforçar o conceito trazido pela “Dimensão”, toda a ambientação do anfiteatro foi pensada a fim de fazer com que o convidado entrasse em outra dimensão ao  atravessar a porta de entrada, tanto pelo uso da iluminação e elementos visuais, quanto pelo sensorial, com tecidos e aromas. A inclusão a essa nova dimensão também ocorreu durante o intervalo do evento, pois no hall, aconteceram manifestações artísticas de live painting de pintura corporal com o artista Douglas Render e grafite com o artista João Marcos, onde houve interação não só do público que vieram assistir ao evento mas também dos alunos de outros blocos, o  que possibilitou a integração do evento de design com outros cursos que se enriqueceram com uma bagagem e experiência cultural.

O evento também contou com uma semana de oficinas de vários assuntos, não só pertinentes ao design, onde o foco principal era a troca de experiências, cultura e interações pessoais com outros profissionais e estudantes.

3º ano | Design de Projeto Visual
Disciplina: Prática Profissional