Carregando…

Soluções e Design 2: Design Editorial de Livros Infantis // Tema: Parlendas

Durante o 1º semestre de 2020, os alunos do 3º período do curso de Design desenvolveram o projeto de um Livro Infantil de formato, técnica de ilustração e acabamento livres para crianças de 4 a 5 anos de idade, respeitando suas preferências e limitações. O número mínimo de páginas era de 16, contando com a capa, contracapa e elementos pré e pós-textuais.

O tema trabalhado correspondeu a um conjunto de parlendas – Coleção Parlendas – cujos temas e conteúdos foram previamente selecionados pelos professores da disciplina de Soluções em Design 2. Assim, cada aluno escolheu um tema para desenvolver sua palreada e, a partir disso, iniciaram o projeto editorial, que incluiu pesquisa sobre o tema escolhido, bem como o público e técnicas de reprodução das imagens.

Dentre os trabalhos recebidos, encontram-se técnicas de ilustração manual, digital, colagens e fotografias pertinentes ao projeto, público e habilidade representacional de cada, resultando em ilustrações originais e desenvolvimento de projeto gráfico editorial sob a supervisão e orientação dos professores da disciplina por meio de videoconferências individuais.

Como direcionamento projetual, os alunos deveriam considerar o livro como material paradidático, ou seja, material que pode ser utilizado e indicado pelos professores da Educação Infantil. Assim sendo, professores e pais das crianças de 4 a 5 anos de idade foram considerados como público-alvo secundário do projeto.

O projeto do livro considerou pertinente o conteúdo e as ferramentas trabalhadas em outras disciplinas presentes na grade do 3º período, tais como Materiais e Processos Gráficos, Ilustração, Tipografia, Design da Informação e Semiótica.

Para a conclusão e apresentação do projeto, cada aluno enviou aos professores um vídeo com a apresentação e defesa do projeto e publicou a versão digital do livro na plataforma ISSUU, cujos links estão disponíveis para consulta abaixo das imagens dos cinco livros selecionados para exposição neste post.

Especificações de montagem do livro em software:

– capa e contracapa

– folha de rosto

– ficha técnica e ficha catalográfica

– conteúdo da parlenda com imagens ilustrativas

– marca de uma editora fictícia ou existente (na capa e na contracapa)

– formato livre

– mínimo de 16 páginas (com capa)

Disciplina: Soluções em Design 2
Professores: Michelle Aguiar e Rafael Andrade