Pulseiras cardíacas – Engenharia da Computação

Pulseiras cardíacas

Utilizadas por médicos e profissionais de educação física para monitorar os batimentos cardíacos de seus pacientes e alunos, as pulseiras cardiovasculares são dispositivos eletrônicos que monitoram o ritmo cardíaco e transmitem essas informações para um aplicativo instalado no Smartphone do paciente.

Essas pulseiras utilizam um monitor cardíaco, acelerômetro, conectividade por NFC ou Bluetooth para transmitir e receber dados dos Smartfones. Muitas delas servem para notificar os médicos sobre a saúde dos pacientes que apresentam problemas cardíacos e que precisam de um acompanhamento diário.

Utilizadas pela primeira vez como instrumento de auxílio médico para a elaboração do diagnóstico da saúde de um paciente, uma pulseira do modelo Fitbit Charge HR, foi utilizada pelos médicos do hospital Our Lady of Lordes Medical Center, Nova Jersey, para decidir qual tratamento deveriam submeter ao paciente que apresentava sintomas de arritmia cardíaca. Ao identificar que se tratava de uma arritmia, os médicos ainda precisavam saber se o problema era devido a uma doença crônica ou se foi desencadeada por uma convulsão, pois cada problema necessitaria de um tratamento diferente. Ao analisar os dados coletados pelo Smartphone do paciente, os médicos concluíram que se tratava de um acidente causado por uma convulsão pois o pulso cardíaco teve um súbito aumento, desta forma o tratamento foi assertivo e o paciente sobreviveu.

Obviamente os dispositivos eletrônicos utilizados para monitoramento da saúde das pessoas, ainda precisam passar por testes muito mais rigorosos para que sejam utilizados em larga escala por profissionais da saúde, na elaboração de diagnósticos e escolha de tratamentos adequados.

Para mais informações, acesse: GizModo

Pulseiras cardíacas

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.