Transmissão de dados sem fio alcança 6 Gbps

Engenheiros e pesquisadores do Instituto Fraunhofer e da Universidade de Stuttgart conseguiram quebrar o recorde da maior velocidade de transmissão de dados por redes sem fio, atingindo 6Gbps (Gigabits por segundo, aproximadamente 750MBps) à uma distância de 37 quilômetros entre as antenas de transmissão e  recepção.

Os dados foram transmitidos à uma frequência entre 71Ghz e 76Ghz, frequência normalmente associada às comunicações por satélites. Para evitar desperdícios de largura com correção de erros e redução de ruído, foram criadas antenas extremamente eficientes. Os transmissores foram construídos com gálio-nitreto, responsáveis por enviar sinais de alta potência através de uma antena parabólica focalizada. Já os receptores foram feitos com amplificadores de baixo ruído, constituídos por transistores de índio-gálio-arsenieto, que possuem alta sensibilidade.

1463987330658_pm-16-05-weltrekordaccess3
Transmissor de Colônia mirando para receptor à 37 Km de distância

A transmissão foi feita entre uma torre de 45 andares localizada em Colônia e o Radar de Observação Espacial em Wachtberg. A transmissão seria suficiente para entregar até 250 conexões de internet rodando a 24Mbps. Não é a primeira demonstração da equipe em apresentar altas velocidades na transmissão de dados sem fio, atingindo 100 Gbps em 20 metros entre pontos e 40 Gbps em 1 quilômetro. Tal aprimoramento na velocidade de transmissão e distância demonstra as capacidades das conexões sem fio, podendo ser uma alternativa, não tão longínqua, as redes de fibra ótica.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Transmissão de dados sem fio alcança 6 Gbps

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).