Indústria 4.0 no Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa envolvendo 2.225 empresas brasileiras, afim de avaliar o desenvolvimento destas rumo a adesão de novas tecnologias digitais como a impressão 3D, computação em nuvem, Internet das coisas entre outras, tecnologias estas que representam a evolução dos processos industriais para o que é chamado de Indústria 4.0

Segundo a CNI 73% das empresas brasileiras que adotam algum tipo de tecnologia digital, fazem isso somente no processo de produção, não envolvendo estas tecnologias em outros setores da empresa, estas novas ferramentas não estão sendo bem aproveitadas no processo de desenvolvimento de modelos de negócios e por consequência no desenvolvimento de novos produtos.

A burocracia encontrada nas empresas brasileiras quanto a adesão de novas tecnologias é um fator que torna a indústria nacional menos competitiva no mundo, perdendo cada vez mais espaço para empresas europeias e japonesas por exemplo.

A pesquisa também ressalta que as pequenas empresas são as que mais sofrem com a perda de mercado para multinacionais, pois a falta de conhecimento para a implantação de novas tecnologias nos processos indústrias ainda é grande no Brasil, desta forma cabe principalmente ao governo elaborar novas estratégias para garantir a imersão das empresas brasileiras nessa nova era industrial.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Indústria 4.0 no Brasil

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.