Exoskin: novo material com superfície programável – Engenharia da Computação

Exoskin: novo material com superfície programável

Buscando alterar a forma na qual os seres humanos interagem com os objetos, o Exoskin é uma superfície passível de alterações, permitindo maior facilidade ou conforto nas interações. Desta forma a possibilidade de customização de objetos inanimados aumenta exponencialmente, além de integrar diversos sensores como pressão e temperatura.

Constituído por compostos elásticos, o Exoskin altera sua estrutura por meios pneumáticos onde cada câmara é conectada por uma série de tubos, determinando sua reação por meio de sensores ou ações programadas. O primeiro dispositivo a ser integrado com a tecnologia é um volante, este com os aprimoramentos fornecidos pelo Exoskin seria capaz de alterar sua forma a ser mais ergonômico, além de informar ao motorista sua atual rota, avisando o mesmo sobre a proximidade e a direção a ser tomada.

exoskin

A tecnologia pode causar uma grande revolução não só na forma como as pessoas interagem com objetos, mas também na própria forma como estes interagem com o meio onde simplesmente variando sua geometria cria-se diversos usos e possibilidades.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Exoskin: novo material com superfície programável

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).