Técnica de captura solar transforma CO2 em combustível – Engenharia da Computação

Técnica de captura solar transforma CO2 em combustível

Utilizando células fotossintéticas, diferentemente das fotovoltaicas comumente usadas para a produção de energia elétrica, engenheiros da Universidade de Chicago desenvolveram uma técnica capaz de converter CO2 em hidrocarbonetos combustíveis. Essencialmente as novas células operam de forma semelhante às usinas, transformando o dióxido de carbono atmosférico diretamente em combustível.

co2-luz-solar

Segundo Amin Saheli-Khojin o custo de produção dos combustíveis é comparado ao da gasolina, com a vantagem de aproveitar os gases já presentes na atmosfera de forma a reciclar toda a liberação dos gases causadores do efeito estufa, tudo isso utilizando apenas energia solar. Quando em operação, a “folha sintética” basicamente quebra as ligações do dióxido de carbono, auxiliado por um catalisador composto por metais de transição dicalcogenados. O resultado dessa quebra é a produção do gás hidrogênio com o monóxido de carbono, permitindo que o gás seja queimado ou utilizado para a produção do combustíveis, como o diesel.

Os pesquisadores ainda acreditam que este sistema pode ser aplicado tanto em usinas quanto em menor escala, além de provar sua utilidade em Marte, que apresenta uma grande quantidade desses gases na atmosfera. A utilização deste recurso em larga escala deve reduzir a produção de gases causadores do efeito estufa, abrindo uma nova era de reciclagem dos mesmos e até mesmo reduzindo sua taxa na atmosfera.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Técnica de captura solar transforma CO2 em combustível

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).