Pesquisadores desenvolveram transistor de 1 nanômetro – Engenharia da Computação

Pesquisadores desenvolveram transistor de 1 nanômetro

Os componentes eletrônicos estão ficando cada vez menores, possibilitando a criação de dispositivos mais leves e compactos. E os transistores estão bem avançados neste quesito.

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram o menor transistor funcional do mundo, ele tem apenas 1 nanômetro de comprimento de porta. É um componente extremamente pequeno, onde pode ser comparado com um fio de cabelo que possui 50 mil nanômetros de espessura.

transistor-1-nanometro-1

Além do tamanho, este transistor se diferencia dos outros pelo material utilizado na fabricação, ou seja, não é feito de silício. Foi utilizado nanotubos de carbono e dissulfeto de molibdênio (MoS2) na produção do transistor.

Mas, infelizmente pode demorar um pouco para usarmos esses transistores em nossos computadores e dispositivos móveis. Por enquanto, trata-se apenas de uma prova de conceito, pois os transistores não estão prontos para uso comercial.

 

Para mais informações, acesse: PHYS

Pesquisadores desenvolveram transistor de 1 nanômetro

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada (NCE) da Universidade Positivo.

Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *