Sistema de Gestão de Banhos para Academias, Através de Equipamento Controlador e Plataforma Web/Mobile para Gerenciamento

Luca Chamecki Granato

Mauricio Domingues Aroldi

Orientador Mauricio Perretto

RESUMO: Atualmente o Brasil passa por uma grande crise onde os recursos hídricos do país estão se esgotando, como podemos ver pela atual situação do estado de São Paulo, onde a Sabesp (empresa responsável pela distribuição de água do estado de SP) necessitou utilizar o volume morto do Sistema Cantareira que é de aproximadamente de 400 bilhões de litros de água, para que o abastecimento não fosse interrompido. Segundo o site de notícias Último Segundo, os brasileiros consomem um total de 187 litros de água por dia, uma quantidade muito superior a recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que é de 110 litros diários. Um dos principais vilões do elevado consumo da população é o chuveiro, onde um banho de 15 minutos pode gastar 135 litros chegando até a 243 litros no caso de apartamentos (onde a pressão da água é maior), e onde um banho reduzido para apenas 5 minutos representa uma economia de 90 a 162 litros de água diariamente por pessoa. Ao final de um ano, essa economia pode chegar a mais de 58 mil litros de água. Devido aos recentes reajustes nas tarifas de água e energia, as pessoas que frequentam academias estão optando pelo banho nestes locais, objetivando a economia de água em suas residências. Segundo um estudo do Sebrae, constatou-se que em 2014 o Brasil foi considerado o país com o segundo maior número de academias no mundo, contando com 21.760 academias, 2,8 milhões de alunos, e movimentando cerca de R$2,45 bilhões no ano. Aproveitando este momento de economia de recursos e contenção de gastos, o trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento controlador de temporização de banho através de créditos adquiridos por alunos de academias. O projeto é composto por um dispositivo controlador de um grupo de oito chuveiros, que efetua a liberação por tempo determinado de uma válvula solenoide, quando apresentado uma tag RFID com saldo positivo armazenado internamente. O projeto conta, além do dispositivo, com um sistema, composto por aplicativo e servidor, para manutenção/gerenciamento do produto aplicado em academias.