Sistema de Segurança Automotivo com Monitoramento de Localização, Velocidade e Desligamento Programado do Veículo

Sistema de Segurança Automotivo com Monitoramento de Localização, Velocidade e Desligamento Programado do Veículo

Bernardo Oliveira da Silva

Orientador José Claudio Vianna Junior

RESUMO: Com o crescimento das cidades e o exponente aumento do número de veículos nas ruas, vem aumentando por parte dos condutores a procura por sistemas de segurança antirroubo para seus veículos. Existem no mercado diversos produtos antirroubo de veículos: alarmes simples que disparam ao detectar o arrombamento de uma das portas, dispositivos infravermelhos que ao perderem conexão com um aparelho instalado no veículo fazem com que o mesmo seja desligado. Existe também um aplicativo criado pelo governo do estado de São Paulo onde o usuário informa que seu veículo foi roubado (OLIVEIRA, 2015), juntamente com todas as informações do mesmo e qualquer pessoa que ver este veículo em circulação pode entrar em contato com a polícia.

Desta necessidade, vêm se desenvolvendo cada vez mais sistemas antirroubo com algum tipo de auxílio ao usuário que tem seu veículo roubado. Os sistemas mais modernos agregam dispositivos que detectam o roubo do veículo e fazem o desligamento do mesmo, impedindo a fuga do autor do furto com o veículo.

O sistema desenvolvido tem a função de reconhecer se o condutor é o dono do veículo através de uma comunicação sem fio com o celular do proprietário. Se for detectado um roubo, pela falta desta comunicação, o sistema envia uma notificação a um aplicativo instalado no celular do usuário, o qual pode confirmar o roubo, possibilitando-o saber a localização em tempo real do veículo no mapa através de um GPS e, se desejar, enviar um comando remoto de desligamento do veículo.