COMO SE PREPARAR PARA UMA PROVA – Engenharia
COMO SE PREPARAR PARA UMA PROVA ?>
Estudos

COMO SE PREPARAR PARA UMA PROVA

A preparação para a Prova deve acontecer desde o início do Curso, criar hábitos e rotinas de estudos é a melhor forma de realizar uma prova com segurança, tranquilidade e, como resultado, ter um maior percentual de acertos.

Porém, na prática geralmente acontece de forma diferente…

Participamos das aulas, dificilmente estudamos em grupo e quando chega próxima a semana de provas, bate o desespero! Muita matéria a ser entendida e compreendida e pouco tempo.

Regra de Ouro: NUNCA DEIXE PARA ÚLTIMA HORA. ISSO É IMPOSSÍVEL!

NA UNIVERSIDADE NÃO DÁ PARA TRABALHAR COM ÚLTIMOS PRAZOS.

PENSE NISSO*

Para conceber uma aprendizagem é preciso de TEMPO para a APROPRIAÇÃO do CONHECIMENTO, ou seja, é um PROCESSO. E não acontece do dia para noite ou em uma semana antes de você colocar em teste suas competências e habilidades sobre determinados assuntos.

A prova é o resultado que permite avaliar o seu conhecimento adquirido ao longo de um período/bimestre.

Mesmo assim, nem tudo está perdido. Aí vão algumas dicas importantes para se preparar para as provas bimestrais.

Antes de tudo, decida estudar.

VOCÊ JÁ SABE O CAMINHO. Na Universidade Positivo utilizamos a metodologia das listas de Exercícios, tais listas, são importantes para o aprimoramento das competências matemáticas dos alunos das Engenharias, são caminhos que o aluno precisa e necessita percorrer, é a aplicação prática. Por isso, FAÇA e RESOLVA todos os exercícios da lista, troque informações e discuta os exercícios com os colegas da sala.

Organize seus Estudos

Faça um Cronograma de horários para os Estudos. Organize desta forma:

– No mínimo 2horas de estudos diários;

– Aula dada, aula Estudada! Estude as disciplinas que você participou no dia.

– Estude em grupo: Quanto mais se ensina mais se aprende.

-Não se prenda apenas a assistir as aulas, busque nos livros, pergunte ao professor, assista vídeo aulas… Busque repostas às suas dúvidas.

– Organize seus compromissos de acordo com sua disponibilidade.

– Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer.

– Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias.

Aproveite ao máximo as Aulas e Monitorias

Participe das aulas, não falte. Leia os materiais do Portal. Não é somente resolver exercícios, precisamos ter LEITURA! É com ela que conseguimos entender, interpretar e compreender os enunciados dos exercícios. Vá preparado para as aulas, faça anotações e perguntas sobre o que está sendo explicado.

Cuide – se!

Alimentação saudável, esportes e boas noites de sono!

Ansiedade: O diálogo é a melhor saída para controlar a ansiedade. A ansiedade e o medo são considerados reações normais em situações aflitivas, como as provas. A adrenalina produzida pela ansiedade pode ajudar no processo competitivo, gerando iniciativa e garra para lutar.

Autoconfiança: A autoconfiança é um fator importante, que começa a partir da aplicação diária e intermitente aos estudos.  Se você se preparou para a prova, você está confiante e segura. Acredite na sua capacidade, estude o máximo que puder e tenha muita garra e determinação.

Branco: Cuidado! Administre o branco, não fique desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nas provas em função de sua calma.  Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais, transpiração em demasia (sudorese), entre outros.

O que fazer na hora do branco? Nada!  O estudante deve acalmar-se, pensar em coisas boas naquele momento. Se cumprir todas as obrigações como: estudar, preparar-se, não precisa se preocupar.

Ame o que faz!

Amar é uma decisão.

Vamos lá Futuro Engenheiro… para as coisas mudarem precisamos fazer acontecer.

Isso é atitude!

3 thoughts on “COMO SE PREPARAR PARA UMA PROVA

1. Olá, se preparar pra uma prova é tarefa difícil, tenho um sobrinho se preparando e sei o quanto é desgastante, por isso seguem umas dicas.
    Uma boa alimentação tem papel fundamental na qualidade do aprendizado. Reserve um tempo de qualidade para suas refeições, coma com calma, mastigando bem os alimentos. Isso faz com que seu organismo demande menos energia para a digestão, o que evita aquela sensação de peso e cansaço após as refeições.

Preocupe-se com o que você come. Coma em horários certos, de preferência de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo ativo e evitar “beliscar”. Evite gorduras, açúcar e álcool, e hidrate-se. Um corpo bem hidratado funciona com muito mais eficácia. O seu corpo é uma máquina, e todas as funções deles funcionam de maneira interligada.

A alimentação e o sono se relacionam. Comer de forma balanceada e praticar exercícios físicos regularmente auxilia na qualidade do sono, que auxilia na qualidade do aprendizado e assim por diante.

Alimentar-se de forma equilibrada e dormir bem ajuda nos estudos, mas você não deve praticar esses bons hábitos apenas por isso. Um dia-a-dia mais regrado traz benefícios para todos os âmbitos da sua vida. Organize-se e saúde!
    Abs
    Viviane Fernandes