Engenharia Mecânica promove Atividade de Mecânica de Fluidos pelo segundo ano consecutivo – Engenharia
Engenharia Mecânica promove Atividade de Mecânica de Fluidos pelo segundo ano consecutivo ?>
Mecânica

No último sábado, aconteceu a atividade Mecânica de Fluidos, que faz parte da disciplina homônima no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Positivo. Nesse ano, o desafio era fazer uma roda d’água que esmagasse uma paçoca em 15 segundos. A atividade é realizada pelo segundo ano seguido, reunindo 25 equipes de cinco alunos.

A atividade coloca em prática, de forma lúdica e competitiva, os conhecimentos ensinados em sala de aula. Alysson Nunes Diógenes, professor do curso de Engenharia Mecânica, explica que os conteúdos são complexos. “A disciplina é favorecida por um projeto como esse”, diz. Alysson acredita que o aluno compreende melhor os conteúdos ministrados ao colocá-los em prática, favorecendo sua formação profissional.

O aluno Bruno Wavrzenczak Andrade gostou da atividade proposta. “Nós sairemos daqui engenheiros, portanto a teoria é importante, mas a prática é essencial”, esclarece. Bryan Zagroba Delfino, dupla do Bruno, conta que a primeira tentativa foi frustrada. “Tivemos que parar e conversar para achar o problema e solucioná-lo, mas conseguimos e fizemos uma roda d’água com força suficiente para amassar a paçoca”, diz. Bryan montou uma roda d’água com capacidade de 900 ml, mas apenas 250 ml foram suficientes para atingir o objetivo.
Para participar do projeto, os alunos apresentam um projeto teórico e fazem a implementação prática. Em 2015, os resultados apresentados surpreenderam os professores. “Foram 28 equipes que tinham como objetivo erguer uma massa de 300g. Tivemos vários projetos muito bem executados, com muita criatividade e capricho”, fala Alysson.

DSC_6285-2