5 passos para fazer um networking eficiente

Aumente sua rede de contatos para crescer profissionalmente

Você sabe o que é networking? É uma corrente social composta por conexões regulares, que tem o objetivo de estabelecer parcerias profissionais e trocas e conquista de clientes. Ela proporciona também o aumento do número de prospects e a divulgação da marca, que se torna mais influente no mercado. Uma rede forte amplia as oportunidades de emprego, a geração de novas ideias e conhecimentos e o desenvolvimento profissional.

E, aí… Você faz networking? Se pensa que só porque conversa com várias pessoas você está fazendo um bom networking, está muito enganado. É preciso encará-lo como um marketing pessoal, que irá ajudá-lo na carreira.

Comumente, o networking é feito com os próprios ou possíveis clientes, fornecedores, parceiros e pessoas da mesma área de atuação, por terem mais contato. A maneira mais fácil de investir em networking é procurar pessoas que tenham mesmos gostos e metas que você. Facilita muito falar sobre coisas pelas quais você se interessa e tem conhecimento e com pessoas com as quais se identifica.

Mas é necessário ir além. Conhecer outras áreas, pontos de vista e diferentes personalidades farão você ter mais perspectivas e ampliarão sua visão de negócio e experiência pessoal.

Confira algumas dicas para fazer um bom networking:

  1. O networking é constante

Deve-se ter em mente que não é apenas quando se precisa de outras pessoas que se deve procurá-las. Quem sabe se relacionar com os demais pensa mais no outro do que em si mesmo. Prestar atenção às necessidades do outro, interessar-se, querer conhecê-lo e mostrar apoio e empatia faz total diferença em qualquer relação. Deixe o egoísmo de lado e seja genuíno e sincero.

  1. Tenha informações interessantes

Quem deseja se relacionar com uma pessoa sem conteúdo? Ninguém! Por isso, estude, saiba das novidades e tendências, esteja ligado nas notícias, domine uma variedade de assuntos e um fluxo de informações úteis. Isso fará de você uma pessoa atraente, o que é essencial para cativar mais pessoas e fazer um networking eficiente.

  1. Saiba comunicar-se

Nada adianta ter bom conteúdo, mas não saber passá-lo. A primeira característica de um bom comunicador é falar para que o ouvinte entenda, por isso, é tão importante prestar atenção nele. Conhecê-lo facilitará a adequação da linguagem e permitirá que a comunicação seja efetiva. Perceber o tom de voz, a escolha de palavras e procurar a sintonia da conversa muda a forma de passar a mensagem. E nunca esquecer que a comunicação envolve falar e ouvir.

  1. Construir e manter

Quanto mais pessoas estiverem em sua rede, melhor. Porém, de nada adianta quantidade se não há qualidade. Estar em busca de novas conexões é muito importante, mas manter as antigas pode ser até mais proveitoso. A internet em geral pode ajudar muito nas duas fases. Além das redes sociais divulgarem sua imagem e fazerem com que você seja lembrado, os aplicativos de mensagens facilitam o contato com mais pessoas. Sabe aquele “oi” despretensioso? Pode fazer grande diferença para sua rede de networking.

  1. Tenha uma vida social ativa

Frequente diferentes lugares com variados públicos. Circule pelos eventos, esteja presente nas principais festas, coquetéis e jantares. Nesses lugares, é mais fácil conhecer pessoas e até mesmo manter os contatos de maneira mais informal e descontraída. Aqueles com os quais tem mais intimidade, convide para um almoço ou happy hour: o importante é estar presente e ser lembrado.

A hora é agora! Portanto, não espere mais. Comece agora mesmo sua rede bem-sucedida de contatos para continuar a caminhada para um futuro brilhante!


3 comentários sobre “5 passos para fazer um networking eficiente

  1. Alejandro Bastias disse:

    Ótimo artigo. Realmente networking faz muita diferença no mercado de trabalho hoje em dia. Não apenas ter uma rede boa é importante, mas também saber mantê-la e construí-la são pontos-chave. Excelentes dicas. Parabéns pela matéria.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *