A comunicação dos órgãos públicos

Curitiba é exemplo no país

Chamar a atenção da população sobre questões públicas é um grande desafio para as áreas de Comunicação dos órgãos públicos. Fazer o cidadão se interessar e interagir alguns é um dos objetivos principais.

As áreas de Comunicação visam a levar informação para o maior número de pessoas – objetivo compartilhado pelos órgãos oficiais, que devem disponibilizar dados aos cidadãos. Exige-se deles transparência de ações, clareza em suas decisões e, por necessidade legal e moral, de dar satisfação à população, que é responsável por eleger seus representantes.

O meio on-line contribui muito para a aproximação do governo com a sociedade, permite uma maior interação e análise de impacto que gera no receptor das mensagens.

Um dos cases de mais sucesso é o da prefeitura de Curitiba. Marcos Giovanella, diretor de Comunicação responsável pela inovação e sucesso fala sobre ela. “Nós adaptamos o que precisávamos comunicar para a linguagem da internet”, explica. Isso bastou para chamar a atenção do público. Conseguiram atingir exatamente quem frequenta esse ambiente.

Por conta das vantagens que o meio on-line proporciona, os órgãos públicos precisam, ainda, ter uma política clara de respostas a comentários feitos pelos internautas e um monitoramento constante de seus meios. “O atendimento e o relacionamento com o cidadão é uma premissa. Nosso índice de atendimento gira em torno de 76% – nosso sonho sempre foi conseguir 100%, mas a demanda é muito alta e fica muito difícil chegar a esse patamar, conta Giovanella.

A aproximação do governo com a população é vista como muito positiva – o caso de Curitiba é exemplar: levou muitas outras prefeituras a utilizarem a mesma linguagem em seus meios de comunicação. “Nós traçamos um novo patamar para isso, fomos pioneiros no Brasil e isso puxou um movimento maravilhoso de outras prefeituras, governos e órgãos públicos. Então acredito que o futuro seja uma real aproximação com a população na tentativa de ouvir mais as pessoas e fazer mais coisas relacionadas às necessidades das pessoas”, diz o diretor.

São crescentes a profissionalização e a qualidade da comunicação nos órgãos públicos. E a população ganha muito com isso, pois é essencial o contato desta com os representantes governamentais e, ainda mais, a oportunidade de cobrar e expor suas necessidades contribui para uma vida melhor.


3 comentários sobre “A comunicação dos órgãos públicos

  1. Carla Marcia Barth disse:

    Boa tarde,
    Eu acho muito importante esse tipo de comunicação não só no meio publico, mais sim em todas as empresas, se o colaborador não tem acesso a internet o gestor tem como repassar as informações imprimindo e levando até eles, esse é o meu pensamento.

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