À moda de…

As tendências na culinária

Já reparou que de tempos em tempos uma nova comida está na “moda”? Pois é, não é só roupa, estilo, gíria e marca que ficam na boca do povo e depois vão embora… A Publicidade e o Marketing têm explorado bastante o paladar do povo e gerado muitos “hits” por aí.

Quando alguma novidade surge, como “brigadeiros gourmet”, ou quando uma pesquisa científica comprova os benefícios de tal semente, pronto… a novidade vira notícia e todos querem provar.
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Os chefs que inventam combinações de sabores ou pratos especiais torcem muito para que a nova ideia prospere, afinal, ela representa uma oportunidade de lucro.

O fato é que a oferta e a demanda mudam de acordo com o que estiver mais em voga. Quanto mais divulgado o produto, mais pessoas o consumem. Assim, cai por terra a teoria de que as pessoas estão se alimentando de forma mais saudável – o que acontece é que elas estão consumindo os alimentos mais anunciados.

Entender o comportamento do público, movido pelo que está na moda, influencia diretamente no trabalho de Gastronomia. Empresas especializadas em estatísticas estão sempre tentando prever as tendências e antecipar o mercado.

O foco das pesquisas tem sido o comportamento atual da população, que engloba o tempo curto que as pessoas têm para fazer suas refeições, a proximidade com as estações (no verão, come-se mais alimentos naturais, e, no inverno, mais carboidrato e alimentos quentes) e celebridades que estão em voga.

Outro ponto importante para ditar quais alimentos estarão na moda é monitorar vendas, acessos online, e fazer pesquisas de mercado habituais de setores de comunicação.

“Geralmente, as tendências vêm dos polos internacionais mais influentes, como Paris e Estados Unidos, por isso, é muito importante ter conhecimento dos lançamentos que ocorrem lá fora e saber transformá-las de acordo com os gostos do público de cá”, afirma o coordenador de Gastronomia da Universidade Positivo, professor Ailton Almeida.

Já para os consumidores, é importante pesquisar essas estratégias e avaliá-las. Observar o corpo e perceber a reação desses alimentos nele, além de respeitar o próprio gosto.

Uma série de vídeos mostra como as comidas são produzidas para vender. Perceba as estratégias utilizadas para vender esses alimentos:

Aquele hambúrguer de dar água na boca

O sorvete que não derrete

Refresco do verão


Postado por Betina Dias Ferreira

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