Aluno da Pós UP é campeão em programa de culinária

Doceiros de todo o país participam da competição, mostrando talento e criatividade na arte da confeitaria

O programa Que Seja Doce, do canal GNT, a cada episódio dá o título de Confeiteiro Mais Doce para um dos três participantes que, a partir da realização de três provas (uma receita própria, uma prova temática e a eliminatória), disputam o troféu.

Alisson Jory, estudante do curso de Pós-Graduação em Chef Pâtissier & Boulanger da UP, foi o vencedor do programa exibido no dia 22 de outubro. Ele disputou com Caio e Karine o episódio que teve como tema a Páscoa.

Os jurados Carole Crema, Lucas Corazza e Roberto Strongoli aprovaram a torta de aipim com calda cremosa de cachaça, o bombom com chocolate meio amargo, ganache e nozes pecã e o ovo de colher com chocolate meio amargo, ganache de iogurte, creme de damasco e merengue produzidos por Alisson.

alisson torta

O estudante, que já quis ser padre, estudou em seminário, mas sempre demonstrou interesse pela culinária. “Sempre fui curioso, desde os oito ou nove anos observava minha mãe cozinhar, mas aproveitava para colocar a mão na massa. Gostava de inovar, inventar, às vezes com sucesso, às vezes sem. Durante os sete anos em que fiquei no seminário, fiz muita arte na cozinha, sempre era um sucesso tudo o que eu fazia nos almoços ou jantares de confraternização”, relata Jory.

Com indicação para trabalhar em um restaurante de Curitiba, deu outro rumo para a carreira e hoje está se especializando em Confeitaria. “Depois de oito meses como auxiliar de cozinha, fui promovido a confeiteiro, e então, a confeitaria me ganhou”, conta o estudante.

A conquista do prêmio, cuja seleção é bastante rigorosa, comprovou a qualidade do trabalho de Jory. “Participar do programa foi uma experiência de grande crescimento profissional. Encarar os jurados não foi fácil, eles são exigentes. Pude aprender com cada um, principalmente com meus adversários: na convivência, pudemos trocar experiências. Não é fácil se expor, mostrar seu trabalho para a crítica, mas valeu a pena cada momento”, informou.

O futuro profissional de Alisson promete ser de sucesso. Hoje ele, que é muito requisitado para encomendas de doces, tem vontade de aprimorar seus conhecimentos. “Ainda tenho pouco tempo na área e muita coisa a fazer e aprender. Pretendo ter uma experiência fora do país e, de qualquer forma, continuar estudando muito. Quem sabe um dia possa dar aulas, cursos e ter um bom nome no mercado”, complementa o futuro chef.

Deixe seu comentário: