Aperfeiçoe seu marketing pessoal

Ele pode fazer toda a diferença

A competitividade no mercado de trabalho está cada vez maior e exige padrões elevados de todos os profissionais. Quesitos como conhecimento, comunicação e aparência têm grande peso para o indivíduo se destacar no mundo corporativo.

O profissional reconhecido é aquele que demonstra suas habilidades e se diferencia dos demais. Mas como atingir esse patamar? A resposta é: praticando o marketing pessoal.

É fundamental ter uma estratégia para melhorar a imagem pessoal e dar visibilidade ao trabalho. A forma como as pessoas se lembram de um colega de trabalho pode ter mais impacto do que o trabalho propriamente dito. E, afinal, quem não quer ser lembrado de forma positiva?

Ser cortês, bem-humorado, responsável, assertivo, sincero e empático, entre outras características, promovem aproximação e admiração no âmbito profissional.

Alguns dos princípios para se conquistar um marketing pessoal positivo são: a comunicação interpessoal, que contempla a forma de se expressar, o vocabulário, o uso correto da língua (tanto escrita como falada), o fluxo de comunicação (networking), o incentivo aos demais e a rede de contatos. Também a adequação visual ao contexto social, o cuidado com higiene e escolha de roupas.

Autoconhecimento       

Todas as pessoas têm qualidades e defeitos. Saber valorizar e mostrar as próprias qualidades é fundamental. Conhecer os defeitos e tentar evitá-los também tem grande importância para construir uma imagem pessoal positiva.

Ser verdadeiro e natural é imprescindível para conquistar os outros ao redor. Por isso, com o treinamento, é possível aperfeiçoar os pontos de marketing pessoal e incorporar isso no cotidiano.

Veja algumas dicas de como praticar o marketing pessoal no dia a dia:

1. Tenha a postura de um líder. Seja aquele que inspira a equipe, conduz as pessoas para que todas cheguem ao sucesso, veja o talento em cada um e o estimule para que traga bons resultados.

2. Transmita confiança. Você precisa sentir-se seguro de si, acreditar em sua capacidade e potencial. Quando souber reconhecer seu valor e admirar a si mesmo, passará uma imagem positiva e confiante, a qual os outros também reconhecerão e admirarão.

3. Aproveite oportunidades. Fique atento ao seu redor e tenha bom senso no momento de falar e se posicionar. Aguarde o momento certo para expor suas ideias e esteja sempre disposto a ajudar.

4. Demonstre interesse. Observe o jeito das pessoas, seus gostos e maneiras de acordo com as quais preferem se relacionar. Seja solícito e educado. A pessoa que quer ter um marketing pessoal positivo deve saber atrair as pessoas.

5. Tenha entusiasmo. Trabalhe com vontade, relacione-se com otimismo e veja possibilidades de crescer e encantar sempre.

 


Postado por Betina Dias Ferreira

6 comentários sobre “Aperfeiçoe seu marketing pessoal

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *