Como a tecnologia favorece suas finanças?

Entenda como as inovações ajudam a administrar seu dinheiro

O mundo já sofreu várias transformações impulsionadas pelo avanço da tecnologia. O surgimento de computadores e celulares, desde os equipamentos que ocupavam um andar inteiro aos smartphones de hoje, é um exemplo das mudanças que aconteceram nas últimas décadas. A ciência está presente no cotidiano: seja nas tarefas mais simples, como pagar uma compra, ou nas mais complexas, como receber análises em tempo real sobre o mercado de ações.

Você já parou para pensar em como toda essa inovação o auxilia a cuidar de suas finanças? Confira alguns exemplos de como a tecnologia ajuda a tornar a vida financeira mais fácil.

Facilidade nas transações

Uma das primeiras coisas que vêm à cabeça quando se fala em facilidade financeira é a dispensa de papéis e transações presenciais. Enfrentar longas filas no banco para pagar um boleto ou guardar todos os extratos mensais em uma pasta já não é mais necessário. Agora, fazer uma transferência de dinheiro, pagar uma conta e consultar o saldo do cartão de crédito está a apenas um clique.

Além disso, é possível simular taxas de juros e adquirir um empréstimo sem ter que aguardar atendimento presencial nem enfrentar a morosidade do suporte por telefone. A internet também ajudou a impulsionar a melhora do serviço de atendimento ao consumidor. Agora é mais fácil reivindicar tarifas abusivas e receber notificações da operadora do cartão sobre compras suspeitas.

Rapidez na consulta de preços

Quem gosta de economizar sabe que uma das premissas para fazer um bom negócio é pesquisar bastante. Entretanto, isso é algo bem cansativo de se fazer presencialmente. Andar por vários supermercados ou farmácias só para descobrir que o melhor preço estava no primeiro estabelecimento que visitou pode causar uma grande frustração.

A sorte é que agora é possível fazer comparação de preços em apenas alguns minutos. Sites e aplicativos de celular já apresentam os melhores preços disponível pela web de acordo com suas necessidades. E isso ajuda bastante na hora de economizar nas compras. Afinal, você não precisa mais comprar o produto mais caro só porque ele está mais perto.

Aplicativos de gestão financeira

Outra inovação que auxilia o controle de gastos são os aplicativos de gestão financeira. Caiu no cheque especial essa semana? Os aplicativos desse gênero mostram onde e quando você abusou do cartão. Também dá para estabelecer metas de gastos em diversas categorias, como alimentação, vestuário e contas, por exemplo.

Outra facilidade é que alguns aplicativos podem ajudá-lo a realizar um projeto futuro. Quer viajar para fora do país? Estabeleça quanto quer economizar por semana ou por mês e o aplicativo vai te ajudar a manter-se no curso. São várias as vantagens que os apps oferecem para ficar de olho nas finanças e evitar dívidas.

Notícias em tempo real

Quem está preocupado com as finanças deve prestar atenção nos noticiários. A China ou o Reino Unido podem parecer muito distantes, mas o que acontece lá fora pode influenciar bastante a economia brasileira. O preço do feijão ou da gasolina, por exemplo, são estipulados de acordo com uma análise do mercado em âmbito global. Assim, seu almoço ou sua viagem de carro podem ficar mais caros ou baratos dependendo do que acontece ao redor do mundo.

Ter acesso às notícias com rapidez pode ajudar muito na hora de tomar uma decisão importante. Saber do contexto econômico pode auxiliar a conseguir um empréstimo com juros mais em conta ou aguardar um pouco mais para fechar o melhor negócio de compra da casa própria.

Oportunidades para investidores

Estar bem informado é imprescindível, mas quem quer poupar dinheiro também quer vê-lo render. Uma ótima opção é investir seus recursos em ações de grandes empresas, como Petrobras e Ambev. Contudo, quem investe hoje em dia precisa de muita agilidade, já que o mercado pode mudar em questão de minutos.

A boa notícia é que existem plataformas on-line que deixam os investidores mais próximos das operações na bolsa de valores. O “home broker” permite compra e venda de ações de forma simples e rápida. Feitas de maneira 100% virtual, as negociações através dessa tecnologia dão mais poder de reação aos investidores. Algumas interfaces são bem simples e podem ser usadas também por iniciantes. Além disso, há a possibilidade de ter o “home broker” no celular. Desse modo, o investidor fica atento às movimentações do mercado de onde estiver.

Autoria de Ana Cláudia Inez. Graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Integrante da equipe de comunicação da Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.


Um comentário sobre “Como a tecnologia favorece suas finanças?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *