Dores nas costas

O desconforto não pode ser subestimado

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 27 milhões de brasileiros apresentam dores na coluna. E são vários os fatores que contribuem para essas dores. “As causas mais comuns são o sedentarismo, as posturas corporais inadequadas adotadas no trabalho, em frente ao computador, ao falar no celular, em atividades físicas mal orientadas, em quadros de obesidade ou até mesmo em momentos de lazer”, explica a Prof. fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e coordenadora da Pós-Graduação em Osteopatia da UP,  Dr. Christina Cepeda.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial sofrerá de ao menos um episódio de dor nas costas na vida. E por ser tão comum, muitas vezes é subestimada, porém essas dores podem significar “desde processos degenerativos próprios do processo de envelhecimento como artrose, hérnia de disco, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra) ou até mesmo um tumor”, conta Cepeda.

O diagnóstico das dores nas costas é muito banalizado – muitas vezes, elas são encaradas apenas como “mau jeito”. Esse “mau jeito”, no entanto, pode evoluir para uma doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante.

É importante prestar atenção à frequência dessas dores, pois é isso o que diferencia a dor de aguda da crônica. A primeira é uma dor momentânea, que dependendo do caso passa em poucos dias, já a crônica ultrapassa três meses,  necessitando de um acompanhamento médico.

É evidente que nem todo desconforto será, necessariamente, uma emergência, mas é preciso ficar atento às mensagens que o corpo transmite, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. “Procurar realizar atividades físicas orientadas, manter boa postura corporal durante o desenvolvimento das atividades laborais, ao celular, em frente à TV e na posição sentada, evitar permanecer no computador deitado na cama, cuidar do peso corporal, evitar carregar muito peso, não ultrapassar 10% do peso corporal em bolsas e mochilas, no caso de mochilas utilizar as duas alças próximo ao corpo, enfim, procurar ser mais ativo e cuidar do corpo”, exemplifica a fisioterapeuta.

Rúbia Bennatti, coordenadora da Pós-Graduação da Universidade Positivo e especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, orienta a não fazer uso de medicamentos sem o conhecimento de um profissional da área. “Muitas vezes, as pessoas são mal orientadas em relação aos cuidados com a coluna e, frequentemente, mesmo quando os conhecem, os cuidados são tomados somente nos momentos de dor”, afirma. “As dores geralmente são passageiras, porém, quando intensas e repetidas, é primordial que um especialista oriente os medicamentos e cuidados adequados àquele tratamento”, completa.

Antes da consulta médica, alguns artifícios podem aliviar a dor nas costas. Confira:

  • Repousar – deitar no chão ou em um colchão mais duro por meia hora;
  • Dormir de lado – com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas;
  • Compressas mornas – colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo;
  • Tomar banho quente – aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído;
  • Sentar de maneira correta – não cruzar as pernas ao sentar;
  • Não ficar muito tempo na mesma posição – levantar de hora em hora, no mínimo;
  • Massagem – feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos.
  • Alongamentos – deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada.


4 comentários sobre “Dores nas costas

  1. Walter disse:

    Eu estava com dores latejantes nas costas e as vezes travava , e não podia me mexer era horrível, e procurando no google eu achei a Terapeuta Ângela Gomes marquei um horário com ela, e gostei muito da massagem dela, as dores sumiram e vou fazer sempre a massagem Shiatsu com ela, super indico seu Zap 11 99956 7689

  2. Massagem Relaxante e Energética disse:

    Muito boa a matéria e o lembrete, de como estamos desconectados de nossa percepção e expressão corporal, a ponto de nos machucarmos. A menção ao Yoga e à Massagem foram ótimas pois são práticas que auxiliam tanto no tratamento complementar dessas dores quanto na prevenção – ao  reconectar a pessoa com sua percepção corporal, com seu corpo físico, trazendo mais atenção e cuidado no dia a dia para a postura e para as sensações corpóreas.

    Stephany Nicolli
    Estúdio Essência Yoga

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