FESTIVAL UPX – Permacultura

Permacultura é a prática de princípios ecológicos que têm o objetivo de evitar o desperdício e utilizar o que o meio ambiente oferece de forma equilibrada e sustentável. É um sistema que engloba design e ecologia.

Os participantes dessa prática enfatizam a cooperação e valorizam a contribuição de todas as pessoas da sociedade, que inclui hábitos diários tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Práticas como a captação de água da chuva, o plantio dos próprios alimentos, a reciclagem de materiais, a manutenção do ciclo natural dos alimentos, o uso de energia oriunda de fontes limpas e renováveis e o reaproveitamento de todos os produtos consumidos são algumas das práticas mais difundidas na Permacultura.

Seus fundadores, Bill Mollison e David Holmgren, pensaram essa maneira de viver quando perceberam que a degradação dos ecossistemas, o desperdício exagerado e consumo exacerbado pela população mundial estavam prejudicando a qualidade de vida de todos os seres do planeta.

permaa

“A Permacultura é um estilo de vida. É a busca por uma vida mais saudável, que engloba a preservação da diversidade e a resistência e estabilidade dos ecossistemas naturais”, relata Rafaelle Mendes, uma das palestrantes do Festival UPX, realizado no dia 17 de outubro.

perma

Além da teoria, todos os inscritos puderam aprender na prática como se faz um canteiro, o qual pode ser instalado em diversos lugares, incluindo sacadas pequenas, bordas de janelas, quintais, jardins etc.

permaaa

“Achei muito úteis as dicas para plantar seus próprios alimentos e temperos para o dia a dia. Se cada um fizesse isso, nossa alimentação seria mais saudável e o desperdício, evitado”, conta Fátima da Rosa Canha, participante da palestra.

Os permacultores Martin Ewert, Rafael Cabreira e Rafaelle Mendes ensinaram os conceitos e deram muitas dicas práticas durante o bate-papo do sábado. “Foi muito interessante aprender a manejar adequadamente cada tipo de solo. Isso faz toda a diferença”, acrescenta Canha.


Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *