Fuja de reuniões improdutivas

Não perca mais tempo

Você já participou de reuniões que duraram horas, mas que não produziram nenhum resultado? Reuniões que poderiam ser resolvidas com uma simples troca de e-mails, mas roubaram um tempo precioso de trabalho? Isso acontece na maioria das organizações e prejudica a produtividade de milhões de pessoas.

“Já participei de reuniões que poderiam ser resolvidas em breves conversas ou até mesmo e-mails e que demoraram muito tempo. Quando reunimos muita gente, acabam acontecendo piadas e conversas paralelas sem foco, que dificultam o desenrolar da atividade”, comenta Alexandre Valle, trainee da Universidade Positivo.

Como dizem: o tempo é o seu bem mais precioso. Por isso, deve existir um esforço para fazer o máximo e com melhor qualidade no mínimo de tempo possível – principalmente no meio corporativo. “Ir com uma pauta fechada, objetivos bem claros e tentar se ater aos assuntos relacionados são algumas das principais atitudes para fazer com que as reuniões valham a pena”, observa Valle.

Por isso, algumas dicas para não participar de reuniões improdutivas podem ser muito úteis. Confira:

  • Ao agendar uma reunião, deixe claro quais são os objetivos dela ou pergunte para quem a solicitou quais são as reais intenções. É preciso expor de forma clara e precisa o motivo para ter uma reunião. Caso isso não esteja explícito, é preciso repensar a agenda.
  • Convide poucas pessoas para participar da reunião, sempre com o intuito de deixar o mínimo de pessoas na conversa. Isso pode otimizar o tempo.
  • Delimite horário de início e término da reunião. Chegue no horário e, próximo do fim, avise a todos que precisam finalizar suas definições.
  • Leve uma lista de tudo o que espera da reunião. Assim, as perguntas e afirmações serão mais assertivas e a conclusão da conversa será mais clara.
  • Entregar um material com informações necessárias e completas pode preparar de forma mais rápida e esclarecedora os participantes da reunião.
  • Sair da reunião com estratégias expostas e detalhamentos das ações de cada envolvido é importante para dar prosseguimento e garantir a sensação de dever cumprido.

Parece simples, mas não é. Garantir reuniões produtivas e úteis requer disciplina, controle e principalmente um esforço coletivo. Converse com seus colegas de trabalho para que, juntos, consigam otimizar o tempo e eliminar as reuniões improdutivas.


4 comentários sobre “Fuja de reuniões improdutivas

  1. weriton disse:

    Realmente algumas reuniões só servem para atrapalhar, sou servidor público, e de vez em quando a administração, marca reuniões que só servem para atrapalhar o atendimento ao publico.

  2. Carlos disse:

    Concordo com o Weriton! Também sou servidor público e percebo que há uma tendência a marcar reuniões para tomar simples decisões, o que acentua ainda mais a burocracia típica dessa área.

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