Gamificação nas empresas

 Instiga a cooperação com clientes e a competitividade no mercado

Você sabe o que representa a gamificação para as empresas? É a estratégia de instituições que permite uma interação com os clientes de maneira lúdica, por meio de jogos interativos (games), oferecendo incentivos e estimulando o engajamento do público. Tarefas consideradas maçantes, como o preenchimento de questionários, compras da empresa, formulários de impostos ou leitura de documentos e textos corporativos são realizados com a mecânica de games, o que as torna mais atraentes para os usuários.

As empresas estão aderindo à tendência para a captação de novos clientes e para oferecer mais conteúdo para seu público fiel. Por meio de plataformas online, elas fazem a divulgação de seus produtos e serviços e ainda têm a oportunidade de observar a avaliação dos usuários de forma mais rápida e prática, o que permite o aperfeiçoamento constante do que oferecem.

É visível que essa tendência tem grande ligação com as redes sociais. A possibilidade de o cliente mostrar sua opinião, contribuindo assim para a melhoria do serviço ou produto, é benéfica para os dois lados. Com isso, os mecanismos de games encontram uma afinidade para construir esse novo tipo de interação.

A mecânica desses jogos envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento pensados para o benefício do perfil dos usuários. Por isso, é muito utilizada a estratégia de recompensas pelas interações que podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas e moedas, ou até descontos reais por assistirem a vídeos, completarem questionários etc.

A MJV, empresa de tecnologia e informação, produziu um infográfico explicando as estratégias da gamificação:

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