Gerenciamento financeiro

Organizar-se em relação ao dinheiro faz total diferença no final do mês

O gerenciamento financeiro consiste no acompanhamento, previsão e administração de custos. Para que seja feito com êxito, o ponto principal é registrar as entradas e saídas de dinheiro. Difícil encontrar alguma empresa que não tenha esses relatórios, mas já as pessoas…

O controle das finanças pessoais deve ser tratado com seriedade, assim como nas empresas. Principalmente no momento da economia atual. Saber quanto o e no quê o dinheiro é aplicado é essencial para se planejar financeiramente e não passar apertos. Ter uma planilha na qual estejam anotadas as saídas de dinheiro, e inclusive com o quê esse dinheiro foi gasto, contribui bastante para esse controle.

Para começar, anote as despesas fixas, como água, luz, gás, condomínio, supermercado, limpeza etc. Esses registros servirão para a comparação de gastos entre os meses e para a análise do que é possível fazer para economizar nesses aspectos. Nessa planilha também constarão previsões. Pode-se iniciar com os eventos que terão no mês, presentes que precisarão ser comprados, itens para casa que estão faltando e até mesmo intenções de compras pessoais.

Os parcelamentos nos cartões de crédito – que devem ser evitados, mas nem sempre é possível – precisam estar no papel para não haver sustos quando a fatura chegar.

Quando os gastos estiverem anotados, é possível compreender em que áreas está tendo mais gastos e em quais é possível economizar. As comparações mês a mês e as metas a serem cumpridas ajudarão muito no controle das finanças.

Especialistas afirmam que todos devem poupar pelo menos 10% do salário, pois quando se tem uma reserva é possível suprir gastos com imprevistos, como batida de carro, vazamento de água do banheiro, etc.

Profissionais no assunto dividem o orçamento dessa maneira:

Guardar dinheiro (10%)

Gastos com a casa (30%)

Despesas pessoais (20%)

Gastos com o carro (20%)

Lazer (20%)

Existem aplicativos que ajudam muito a anotar os gastos. Veja alguns:

  1. Minhas economias (Android e iOS)

No Minhas Economias, é possível montar planilhas bem completas, incluindo o dinheiro que está na conta, gastos e previsões de gastos. É mais destinado à contabilidade doméstica.

  1. Money Wise (Android)

O Money Wise disponibiliza gráficos e filtros para o controle de finanças. Com ele, é possível exportar os relatórios em HTML e imprimi-los. O app já apresenta itens fixos, como Mercearia, Transporte e Restaurante, mas é possível inserir outros itens e etiquetas. E os orçamentos podem ser configurados em bases semanais, quinzenais e mensais. Pode-se fazer um back-up e enviar as anotações para o DropBox.

  1. Finanças Pessoais (Android)

Totalmente remodelado para o novo Material Design do Android Lollipop, o aplicativo Finanças Pessoais garante que os usuários criem relatórios e controlem até mesmo as faturas de cartão de crédito. Com isso, ele permite a criação de calendários com previsão de gastos para evitar surpresas nos meses seguintes.

  1. Money Care (iOS)

De uma forma bem similar à trazida pelos outros aplicativos, o Money Care garante que os donos de iPhone tenham bastante controle sobre cada uma de suas contas. O mais legal desse app está nos relatórios de faturas pagas e pendentes, pois permite que qualquer pessoa saiba rapidamente de tudo o que ainda está para ser gasto. Além da versão completa, existe também uma gratuita com alguns recursos mais limitados.

  1. Cartão Fácil (Android)

Esse aplicativo é ideal para quem não gosta de carregar “dinheiro vivo” dentro da carteira. O Cartão Fácil Free permite que você insira todos os gastos que tiver com cartões de crédito ou débito para nunca se surpreender com a fatura ou com a redução do saldo na sua conta bancária. É possível até mesmo cadastrar compras em parcelas para saber quanto será gasto no futuro.

  1. Bill Reminder (Windows Phone)

Está difícil lembrar-se de pagar todas as contas necessárias para não ter que pagar multa depois? Então você precisa conhecer o aplicativo Bill Reminder. Ele funciona como um calendário totalmente dedicado às faturas que precisam ser pagas mensalmente. É possível configurar diversos alertas para que nunca mais você se esqueça de algum pagamento importante.


2 comentários sobre “Gerenciamento financeiro

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *