Luxo Negro

Alunos da Universidade Positivo colocam em prática a fotografia conceitual, em editorial de moda

A fotografia de moda difere-se da fotografia em geral, pois, geralmente, apresenta a necessidade de apresentar um produto, de provocar o consumidor e ousar em ângulos, poses e produções. Uma maneira muito interessante de produzir um editorial de moda é basear-se em um conceito ou explorar um fato que faça uma narrativa por meio das fotos.

Fotografia conceitual é um estilo no qual o fotógrafo parte de uma situação pré-definida para transmitir uma ideia. Na moda, é geralmente utilizada para promover algum produto juntamente com um fato histórico ou atual de conhecimento público.

Os alunos do curso de Pós-Graduação em Fotografia e Imagem em Movimento da Universidade Positivo  realizaram um trabalho, na disciplina de Processo de Criação na Fotografia de Moda, que teve a intenção de unir o conceito das fotos com uma referência de algum assunto de relevância, dando um belíssimo exemplo do que é fotografia conceitual de moda.

O grupo de alunos escolheu tratar de um assunto de bastante destaque e proximidade com Curitiba, a operação Lava-jato. Com isso, vincularam a temática principal, um editorial de moda de calçados, ao petróleo, como referência ao tema da operação da Polícia Federal, Lava Jato, que se trata de uma investigação ligada à corrupção na empresa Petrobrás.

“Pensamos nesse tema com o objetivo de aproveitar o gancho da mídia e chamar a atenção do público”, explicou um dos alunos da equipe, Cesinha Marin.

O trabalho foi intitulado Luxo Negro e teve como conceito “criticar o mundo da moda pela pasteurização dos processos, o uso indiscriminado de materiais industrializados à base de couro e peles naturais, o petróleo como matéria-prima e a escassez da criação contemporânea em um mercado que clama por novos produtos e processos”.

Eles utilizaram um líquido preto que muito se parece com o petróleo e intensificaram a maquiagem da modelo Marianne Bianca para enfatizar o tema. “Utilizamos fotos em preto e branco para aumentar a dramaticidade, assim com adicionamos penas e uma mistura de espessante para sorvete e anilina comestível que fez a vez de petróleo”, contou Marin.

O grupo denominado MitoBrás foi composto pelos alunos Josiel Prestes, Rodrigo Nascimento, Sonia Lyra, Marli Vieira e Cesinha Marin. Teve a supervisão da professora e fotógrafa Sandra Bordin.

Confira as fotos:

3Luxo 2

Luxo 1

Luxo 2

Luxo 4

Luxo negro

 

Ficha técnica do trabalho
Fotos: Rodrigo Nascimento
Produção: Cesinha Marin e Marli Vieira
Petróleo:  Josiel Prestes
Técnica: Josiel Prestes
Making off: Sonia Lyra e Josiel Prestes
Modelo: Marianne Bianca
Making: Daniela Hirata
Moda: Marli Vieira
Agradecimento especial: Chris Kishida pelas roupas e sapatos
Tratamento de foto: Rodrigo Nascimento
Direção de arte: Cesinha Marin
Edição e diagramação: Cesinha Marin


Postado por Betina Dias Ferreira

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *