Mindfulness – o aqui e o agora

Aprenda como estar consciente e atento às experiências vividas

Mindfulness é uma técnica de meditação que está sendo muito explorada atualmente. Por ter como objetivo evitar estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e transtornos emocionais – sintomas muito comuns na sociedade, muitas pessoas estão se tornando adeptas.

Mindfulness pode ser considerado um estado mental, que pode ser treinado por técnicas meditativas e psicoeducativas. Independentemente de religiões, culturas e filosofias, a prática baseia-se em “estar presente”. A tradução para o português é “atenção plena”, e, com métodos e exercícios mentais, o intuito é contemplar o momento.

Quiz – Qual seu nível de estresse?

“A prática de Mindfulness acontece por meio de exercícios de atenção plena aos movimentos corporais, à respiração e às sensações do corpo em estado de repouso”, explica o professor e psicólogo Volnei Jorge Pinheiro Junior.

O método baseia-se em aceitar a experiência e não reagir a ela. É um treinamento que integra mente e corpo e modifica a impressão que as pessoas têm sobre os efeitos físicos e psíquicos. “O propósito é aceitar a realidade, se desfazendo de distorções mentais e reagindo de maneira automática. É viver a vida com uma perspectiva mais leve e com maior presença em cada atividade”, comenta Pinheiro Junior.

Com o Mindfulness, os adeptos têm a mudança do padrão de comportamento e conseguem autorregular suas emoções. Aprendem a apreciar as coisas simples e a evitar reações negativas às situações cotidianas.

O estudo da técnica teve início em Massachusetts, Estados Unidos, pelo cientista biomédico do MIT, Kabat-Zinn. Ele fundou a Clínica de Redução de Estresse, na Escola de Medicina da Universidade de Massachussetts, onde adaptou os ensinamentos budistas e desenvolveu sua metodologia.

Postado por Betina Dias Ferreira

6 comentários sobre “Mindfulness – o aqui e o agora

• Betina Dias Ferreira disse:

Olá, Paula. Oferecemos cursos livres de Mindfulness, quando as inscrições estiverem abertas entramos em contato com você! Abraço.

1. cristinalva Silva soares disse:

sou professora e estou interessada em um curso de pós-graduação no Brasil ou
    fora, nesta área.Será que alguém tem alguma informçao?

Deixe seu comentário: