O custo de vida em diversas cidades

Sites mostram as diferenças de preço de produtos e serviços em diferentes lugares do mundo

Será que o custo de vida em Berlim é mais caro que em Viena? Será que é mais caro viver em São Paulo ou em Belo Horizonte? Será que você gastaria menos se morasse na cidade de seus sonhos?
Perguntas como essas são respondidas por sites de pesquisa de custo de vida. Um dos mais famosos, o Expatistan, é uma plataforma colaborativa, na qual pessoas do mundo inteiro incluem os preços de serviços básicos e até de essenciais, como aluguel, água e luz suas cidades.

Com ele é possível saber as principais informações sobre o custo de vida em diversas cidades, o que facilita muito a decisão de mudança e a preparação para transformação de vida quando é preciso ir para outra cidade. O site foi criado pelo espanhol Gerardo Robledillo, que teve que se mudar quatro vezes em um ano e não encontrava essas informações facilmente.

O Expatistan coleta os mais variados preços e apresenta as comparações entre os itens alimentação, moradia, vestuário, transporte, saúde e entretenimento. É possível colocar os preços de produtos específicos como refrigerante, papel higiênico, micro-ondas. Quanto mais informações houver sobre os preços, mais apuradas são as comparações.

tabela custo de vida

Na mesma ideia de plataforma cooperativa, mas para cidades brasileiras, existe a Custo de Vida, criada por Lucas Franco, de 24 anos. Tem o mesmo objetivo e forma bastante parecida de colaborar. Franco explicou em entrevista para o G1 que as notas para cada item são dadas a partir da média das respostas de todos os colaboradores para cada cidade, explicando que assim a informação é mais precisa.

custo


Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *