Planejamento estratégico de carreira – Por Alexander Baer

O que você precisa saber para realizar seus sonhos profissionais

Em um momento de desemprego de 12,7% no Brasil (em 2017, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho), vê-se cada vez mais o medo dos profissionais com seu futuro – que, na maioria das vezes, não é planejado como deveria ser. Neste artigo, quero mostrar para você uma solução para esse medo e a importância de planejar, de fato, sua vida e carreira.

Para cuidar de seu futuro profissional, é preciso planejar, identificar, preparar-se, aproveitar as oportunidades e defender-se de ameaças. O planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para quem deseja obter mais sucesso na carreira, seja esse ano, no ano que vem ou a longo prazo. Para tanto, você precisa de um rumo, uma visão de futuro para que possa buscar e alcançar os resultados almejados.

Definindo metas
Para muitos profissionais, o final e o início do ano são épocas de fazer um balanço dos resultados da vida pessoal e profissional – e nem sempre esses resultados são satisfatórios. Isso acontece por falta de planejamento e muito foco em apagar incêndios do dia a dia.

Para ter sucesso profissional, você deve ter um rumo definido ano a ano. Não são todos que entendem a importância de definir estratégias, objetivos e metas da carreira. Sem saber que rumos dar a sua vida e carreira, você deixa seu desenvolvimento e crescimento à mercê do destino e da empresa que trabalha.

Passos para o planejamento estratégico
O segredo de seu sucesso é o planejamento estratégico de vida e carreira. Quando for estabelecer planos para sua marca, você precisa pensar a curto, médio e longo prazo. Ao planejar pensando em 2017, 2018 e 2027, por exemplo, é possível contemplar o futuro e estar muito mais preparado para aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças do mercado. Planejar não é uma missão impossível – você deve seguir três passos, independentemente de seu nível hierárquico.

O primeiro é definir aonde você deseja ir. Essa ação descreve o direcionamento que deseja dar a sua vida e carreira, seus sonhos. Para isso, deve definir, respeitar e seguir seus valores e seus códigos de ética, pois são o que dá suporte à missão (o que você faz hoje) e rumo à visão (o que você quer fazer).

A segunda etapa é fazer um diagnóstico atual de sua vida. É preciso analisar profundamente seu ambiente externo (na empresa em que trabalha e no mercado lá fora). Deste modo, vai conhecer melhor o mercado, suas oportunidades e ameaças. A avaliação do ambiente interno também é de extrema importância, pois permite o aprimoramento dos seus pontos fortes e a correção dos seus pontos fracos. Essa retificação de suas fraquezas deve ser emergencial, com ações e datas definidas para corrigir, pois podem fazer com que você não desenvolva sua missão e não atinja sua visão.

A terceira etapa do planejamento é definir ações para a expansão de mercado e diferenciação. Você pode, por exemplo, desenvolver estratégias para buscar novos mercados, segmentos e empresas ou oferecer novos produtos e serviços, até mesmo fora de seu horário de trabalho. Também é necessário promover uma estratégia de diferenciação, envolvendo toda a cadeia de valor de sua vida de acordo com a visão sistêmica da psicologia (áreas que compõem sua cadeia de valor: familiar, financeiro, econômico, profissional, físico, mental e outras), para que haja o equilíbrio. Desse modo, você torna-se único para o mercado e tem mais sucesso.

Como saber se o seu objetivo é possível?
Na hora de fazer o planejamento anual, você pode ter dúvidas quanto à viabilidade dos objetivos almejados. Porém, quando se tem o rumo certo e a análise do mercado, você sabe o que pode fazer para alcançar o sucesso. Tenha um plano de ação claro, definindo o que, quando, onde, por que e como fazer e quanto irá custar.
Fique preparado para as oportunidades e adversidades do mercado. Com isso, você terá tudo o que precisa para atingir, dentro do prazo, seus sonhos!

Alexander Baer é professor do Curso Livre de Marketing Político e Eleitoral da Universidade Positivo.

Um comentário sobre “Planejamento estratégico de carreira – Por Alexander Baer

  1. Agência de Marketing Digital disse:

    Muito bem abordado, eu vejo muitas pessoas transferindo a responsabilidade pelo seu futuro para as empresas e quando se dão conta, já se passaram anos. Por isso, planejar a carreira é fundamental para não desperdiçar o tempo e principalmente para acompanhar a própria evolução no mercado de trabalho ou empreendedorismo.
    Obrigado por compartilhar!
    Att,
    Alexandre Souza.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *