Sem internet? Aplicativos ajudam a manter a comunicação ativa

Conheça algumas soluções para envio de mensagens quando não há sinal de internet e rede

Como já é costume estar sempre conectado, quando a internet falha, bate até um desespero em muitos usuários de smartphones. A constante troca de mensagens já se tornou um hábito e, quando não é possível entrar em contato com as pessoas na hora em que se precisa, a situação fica bastante complicada.

Contudo, existem alguns aplicativos que prometem conter esse desespero e possibilitar o envio de mensagens mesmo quando não há internet e nem mesmo sinal de rede.

 Firechat

É um aplicativo que funciona por meio de outros celulares que estão conectados à rede sem fio e que atuam como ponto de acesso para os terminais que não estão conectados.

Após a instalação do aplicativo, o smartphone conecta-se com outros celulares que estão ligados ao Wi-Fi, e permite que as mensagens se espalhem em cadeia, sendo enviadas informações de um aparelho para outro.

O aplicativo foi criado durante protestos no Irã e em Taiwan, mas foi mais utilizado nas manifestações pró-democracia em setembro de 2014, em Hong Kong. Foi a alternativa que encontraram para se comunicar quando muitos meios de comunicação foram bloqueados pelo governo.

MeshMe

Com a mesma tecnologia que liga os celulares por meio de um que tem a conexão com a rede sem fio, esse aplicativo é até mais utilizado, pois ficou popular nos Estados Unidos.

Ele já foi bastante usado em festivais ou eventos quando as redes estão sobrecarregadas, em montanhas e outros locais quando não há sinal de rede.

Cada celular que tenha instalado o aplicativo passa a funcionar como um roteador e passa informações para outro aparelho, usando o caminho mais eficiente no momento.

MeshMe permite a comunicação quando o smartphone está em modo “avião”, e as conexões Wi-Fi e Bluetooth devem estar ativas.

Segundo a companhia, um iPhone 6 com MeshMe deveria ser capaz de transferir dados a uma distância entre 20 e 30 metros, usando o sinal Wi-Fi, e entre dez a 15 metros, usando o Bluetooth.

  • Informações de como baixar o aplicativo: App Store

TinCan

É outro aplicativo com as mesmas funcionalidades, mas só está disponível para Android, e as mensagens, quando enviadas, podem ser recebidas por todos os aparelhos que têm o app instalado em um determinado raio de distância; entretanto, estão sendo testadas formas de interagir com privacidade.

Esse app foi criado especialmente para situações de desastres naturais ou em manifestações nas quais o governo impede a comunicação. O desenvolvedor, Mark Katakowski, enfatiza a importância social que um aplicativo desse contém.


4 comentários sobre “Sem internet? Aplicativos ajudam a manter a comunicação ativa

  1. Ednaldo disse:

    Muito bom as alternativas, mas acredito que as pessoas que têm internet móvel não vão aderir a ideia para perder sua franquia de dados, eles já reclamam que o pacote de dados acaba muito rápido, imagina compartilhando … mesmo sendo alguns bytes ou Kb.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *