SÉRIE – TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O professor Alexandre Denes passará os principais conceitos em tecnologia para o próximo ano. Acompanhe a série no Blog da Pós.

As tecnologias de informação e comunicação mudaram completamente o funcionamento das empresas. Os negócios foram otimizados e os relacionamentos interno e externo, facilitados. Por isso, é de extrema importância estar atento às inovações, independentemente da área de atuação, e, principalmente aos profissionais de TI, saber quais são as principais tendências para 2016.

Você já conhece o Docker?

Ele pode ajudar muito no processo de desenvolvimento de sua empresa

Desde o lançamento da versão 1.0 do Docker (www.docker.com), em 2014, a ideia de microcontainers voltou com toda a força na área de Tecnologia de Informação. Embora o conceito já seja antigo, a estrutura do Docker e as suas ferramentas, como Composer, facilitam muito o processo de desenvolvimento e implantação de soluções de software escaláveis, sem o custo financeiro e de processamento embutido nas soluções de virtualização.

Mas, afinal, o que é Docker? É um container baseado em Linux e como tal permite que todo o ecossistema necessário para execução da aplicação seja instalado dentro do sistema de arquivos próprio dele (web server, códigos, bibliotecas etc.). Até aqui parece uma instância de máquina virtual comum, mas a grande diferença é que esse container roda sobre um gerenciador próprio de containers e permite que vários containers usem o mesmo sistema operacional nativo da máquina. Isso evita uma quantidade enorme de processamento (e custo) associado à execução do sistema operacional virtualizado com todos os serviços associados que não interferem na aplicação específica, como é o caso das tecnologias de virtualização.

Além disso, o Docker possui várias ferramentas de suporte a clusterização para execução em alta escala, multi ambientes e desenvolvimento contínuo, permitindo que o processo de desenvolvimento da aplicação, desde o desenvolvimento até a produção, seja realizado sobre as mesmas configurações, evitando o problema comum de diferenças de ambientes.

É muito interessante estar por dentro do que o Docker pode proporcionar às empresas e de como utilizá-lo da melhor forma. Nos cursos de Especialização em Tecnologia da Informação da Universidade Positivo trataremos com mais profundidade essa tecnologia, assim como várias outras que podem fazer a diferença na competitividade de sua equipe.

Professor Alexandre Denes

Coordenador da área de TI da Pós-Graduação


19 comentários sobre “SÉRIE – TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  1. Alfredo Barroso disse:

    É de estrema importância a tecnologia de forma geral nos dias atuais, quem hoje não usa almenos um desses milhares de equipamentos modernos: computadores, celulares, vídeo games, enfim, essa vasta tecnologia que vem melhorando a nossa vida gradativamente, é muito lindo ver toda essa evolução.

    • Betina Dias Ferreira disse:

      Oi, Maria Eloisa. O curso de Engenharia de Computação dá a possibilidade ao profissional de atuar em diversas áreas, amplia a visão sobre mercado e dá a base necessária para seguir a carreira em muitas empresas e empreendimentos. Esse curso na UP conquistou o 1º lugar do Paraná e 2º melhor curso do Brasil entre instituições privadas. É uma excelente opção. Veja mais aqui: http://www.up.edu.br/graduacao/engenharia-da-computacao. Abraços!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *